Instituto Ricardo Jorge promove «Um dia com o Diagnóstico Precoce»

Dirigida a todos os profissionais que intervêm no diagnóstico de doenças incluídas no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, a 13.ª edição de “Um dia com o Diagnóstico Precoce" realiza-se dia 13 abril, nas instalações do Porto do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge). A iniciativa é organizada pelo Departamento de Genética Humana.


De acordo com o Instituto, esta iniciativa surge "numa perspetiva de melhoria contínua, com o objetivo de reforçar as competências técnicas (colheita de sangue, conservação e envio das fichas), e de promover o envolvimento dos profissionais (informar sobre a organização do Programa Nacional do Diagnóstico Precoce, sobre as patologias atualmente rastreadas, critérios de seleção, etc)".

Além da apresentação e explicações sobre a organização do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce e sobre um estudo piloto da fibrose quística, serão proferidas palestras sobre temas como "Rastreio neonatal alargado a 25 patologias" e "Rastreio neonatal e bioética". 

Na sessão dedicada à "Experiência de um Centro de Tratamento - Centro Hospitalar de S. João", participam especialistas em Pediatria e Nutrição. A iniciativa termina com uma visita à Unidade de Rastreio Neonatal.

O programa pode ser consultado aqui.

Inscrição: 20€
A pré-inscrição pode ser efetuada aqui.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda