KRKA

Instituto Ricardo Jorge reabre pólo do Museu da Saúde

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) vai reabrir amanhã, 3 de junho, o pólo do Museu da Saúde em Águas de Moura, concelho de Palmela.

Irá estar patente ao público uma exposição sobre o papel do Instituto de Malariologia de Águas de Moura, organismo criado em 1938, cuja ação foi crucial no processo de erradicação da Malária em Portugal. "Como resultado desta doença e da luta desenvolvida pelo Serviço de Higiene Rural e Luta Anti-Sezonática, foram elaborados diversos documentos e herdado numeroso material de laboratório utilizado na campanha contra a Malária em Portugal", salienta o Instituto Ricardo Jorge.

É também explicado que a exposição contém parte do acervo laboratorial e documental do antigo Instituto de Malariologia, "o qual tem sido conservado e estudado pelo Museu da Saúde em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Palmela". A exposição dá especial destaque às peças diretamente relacionadas com a atividade do Prof. Doutor Francisco Cambournac (1903-1994), professor e diretor do Instituto de Malariologia de Águas de Moura e do Instituto de Medicina Tropical, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Sanitária e da Sociedade de Medicina Tropical.

O Instituto destaca, nomeadamente, a maleta para consulta domiciliária ou trabalho de campo ou a sacola médica de campo, utilizadas por Francisco Cambournac. "Formando um conjunto coerente, são apresentados diversos objetos relacionados com os estudos de entomologia e com as consultas médicas à população local, formando dois pequenos núcleos temáticos".

O Pólo do Museu da Saúde funciona no Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Francisco Cambournac, em Águas de Moura, concelho de Palmela. As visitas guiadas são gratuitas mediante marcação prévia junto do Museu Municipal de Palmela ou junto do Museu da Saúde.

Para assinalar a reabertura desta exposição, realiza-se uma cerimónia com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Manuel Balseiro Amaro, e da diretora do Museu da Saúde, Helena Rebelo de Andrade. O evento está marcado para as 10 horas, nas instalações do Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Francisco Cambournac, em Águas de Moura.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda