Institutos de investigação científica abrem portas no Dia da Imunologia

De forma a celebrar o Dia Internacional da Imunologia, assinalado este mês, a Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI) vai realizar, como é habitual, um conjunto de atividades que visam dar a conhecer a alunos do ensino secundário a investigação desenvolvida em Portugal nesta área científica. As instituições portuguesas que se associam a esta iniciativa vão realizar palestras com cientistas, atividades práticas e visitas aos seus laboratórios.

As seis instituições envolvidas são o Instituto de Medicina Molecular (iMM), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho.

Luís Graça, presidente da SPI e diretor de Laboratório no iMM Lisboa, sublinha que “o sistema imunitário tem um papel fundamental num grande número de doenças humanas. Por esta razão, os avanços em Imunologia têm conduzido a revoluções no tratamento de doenças como o cancro, doenças de pele e reumáticas, alergias, ou transplantes de órgãos."

De acordo com o especialista, "no dia em que a Imunologia é celebrada no mundo inteiro queremos abrir as portas dos laboratórios de investigação portugueses, permitindo aos mais novos um conhecimento direto de como são feitas as descobertas científicas que conduzem a benefícios para a saúde”.


O Dia Internacional da Imunologia foi criado em 2005, com o objetivo de fazer chegar os conhecimentos em Imunologia a um público mais alargado. Em Portugal, são mais de 250 investigadores em diferentes níveis de carreira que se dedicam a esta área de investigação. O Dia Internacional da Imunologia dedica-se à educação dos alunos, que poderão aprender com os investigadores e fazer parte do dia-a-dia dos laboratórios onde a investigação decorre.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda