Cepheid Talks

Insuficiência cardíaca: internistas apresentam check-list de pré-alta para otimizar os cuidados

São sete os passos que constam da check-list elaborada pelo Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca (NEIC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). O documento foi apresentado este sábado, durante o Congresso Nacional de Medicina Interna, no âmbito do simpósio “Hospitalização por IC: oportunidade única para alterar o prognóstico do doente”, que teve o apoio da Novartis.

Para o coordenador do NEIC, Paulo Bettencourt, “o objetivo desta ferramenta é ser um apoio para que no momento da alta hospitalar se possa prestar melhores cuidados de saúde, ao ter-se em conta que o doente é um todo e não apenas esta patologia”.

Na referida check-list constam vários aspetos a considerar pelos clínicos perante casos de hospitalização por IC aguda e que devem abordar desde a entrada do doente no hospital.


Paulo Bettencourt, Joana Pimenta e Pedro Morais Sarmento

“Esta ferramenta deve obrigar-nos a refletir sobre vários pontos, tais como a etiologia, a educação do doente e seus familiares, a necessidade de entrada num programa de seguimento, mas também se aquele está a usufruir de todas as terapêuticas que melhoram a sua qualidade de vida e que diminuem as reospitalizações”, explica Paulo Bettencourt.

Na sessão, que contou com a participação dos internistas Joana Pimenta e Pedro Morais Sarmento, foi ainda anunciado que, em breve, a ferramenta em causa também estará disponível numa app.


O dia-a-dia de Paulo Bettencourt é centrado na atividade profissional, entre o Hospital CUF Porto, onde coordena a Unidade de Medicina Interna, e a FMUP, onde, além de ser docente, é investigador na Unidade de Investigação Cardiovascular.



Notícia partilhada no Jornal do Congresso Nacional de Medicina Interna, distribuído a todos os participantes da reunião.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda