«Integrar a Saúde Mental em todas as políticas é um imperativo»
Ao intervir na Sessão de Abertura, Maria João Heitor, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS de Loures-Odivelas e representante da Comissão Organizadora das III Jornadas de Psiquiatria e SM dinamizadas pela instituição, deixou claro considerar “imperativo integrar a SM em todas as políticas”.
Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o evento, que registou mais de meio milhar de participantes, teve lugar no Mosteiro de Odivelas, nos dias 15 e 16 de maio, durante a Semana Europeia da Saúde Mental.
Sob o mote “Perspetivas em Psiquiatria/Psiquiatria em Perspetiva”, estas Jornadas pretenderam “mobilizar esforços para colocar a Saúde Mental (SM) como tema prioritário, promovê-la em grupos vulneráveis, sensibilizar a sociedade civil para os riscos e benefícios do ‘digital’ para a SM, apresentar o estado da arte na doença mental e tratamentos inovadores, homenagear Carolina Beatriz Ângelo e combater o estigma associado à doença mental”. Maria João Heitor realçou como “as autarquias, em conjunto com as ULS, constituem uma poderosíssima parceria de resposta às populações que servem”.
No caso da ULS de Loures-Odivelas, avançou que “a instituição está alinhada com três dos grandes eixos que a União Europeia preconiza em matéria de SM – o acesso à prevenção, que deverá ser cada vez mais assegurado em virtude da articulação entre a estrutura hospitalar, os cuidados de saúde primários e a saúde pública, o acesso a cuidados de SM e a tratamentos de elevada qualidade, que diariamente se procura garantir, e ainda a reintegração na sociedade após a recuperação da doença aguda”.
Maria João Heitor, que é presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e SM, realçou a importância de se abordarem as desigualdades em SM, o que “obriga a agir muito para lá da saúde”, afirmando mesmo que “integrar a SM em todas as políticas é um imperativo”.
Maria João Heitor
"A empatia é um dos alicerces mais poderosos na organização e funcionamento dos serviços de SM”
Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração da ULS de Loures-Odivelas (ULSLOD) desde fevereiro de 2024, também marcou presença na Sessão de Abertura do evento, tendo sublinhado o facto de a sua equipa de trabalho ter “colocado desde o primeiro momento a SM como prioridade das suas orientações estratégicas”. Nesse sentido, esta ULS foi uma das 15 que participaram no projeto-piloto nacional de criação de centros de responsabilidade integrados dedicados à SM, iniciado em 2024 e que vai decorrer até finais de 2025.
Defendendo que “a empatia é um elemento central da visão estratégica da ULSLOD”, aquele responsável realçou como “a empatia é um dos alicerces mais poderosos na organização e funcionamento dos serviços de SM. Mais do que uma competência relacional, constitui uma atitude ética e terapêutica, que molda a forma como os profissionais se relacionam com os utentes, promovendo um cuidado centrado na pessoa, na sua história e na sua dignidade”.
“Assumimos a área da SM como uma das prioridades”
Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e presidente do Conselho Local de Saúde Mental Loures-Odivelas, também tomou a palavra nesta Sessão de Abertura. Começou por salientar “a importância de trabalharmos a área da SM em proximidade”, adiantando que, precisamente “graças à proximidade e à atuação precoce das equipas de saúde mental comunitárias da ULSLOD e da ULS de São José, os principais problemas têm vindo a ser mitigados”.
Sónia Paixão
A autarca destacou o facto de o executivo municipal ter “assumido a área da SM como uma das prioridades” e defendeu que “a saúde está em todas as políticas, devendo ser uma área transversal multissetorial”.
“Somos todos parte ativa na construção de uma abordagem mais integrada, humana e eficaz”
Também a Câmara Municipal de Odivelas, entidade responsável por assegurar a gestão do Mosteiro de Odivelas, esteve representada no evento através do seu vice-presidente, Edgar Valles, que logo enalteceu como “este evento representa uma excelente oportunidade para reforçar o compromisso da CM Odivelas com a promoção da SM e com a construção de respostas mais eficazes para os desafios que ainda persistem nesta área”.
Edgar Valles
Convicto de que “todos temos um papel fundamental no progresso da SM, seja enquanto decisores, profissionais, parceiros institucionais ou cidadãos”, realçou como “somos todos parte ativa na construção de uma abordagem mais integrada, humana e eficaz”.