Cepheid Talks

Internistas com protagonismo crescente na área da Medicina Obstétrica

"É claro que o obstetra é, sem dúvida alguma, o principal protagonista na gestão de uma gravidez", começa por referir Pedro Correia Azevedo, coordenador do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEMO).

No entanto, acrescenta, "com o aumento da idade das mulheres que engravidam, há mais probabilidade de já estarem medicadas para uma determinada patologia, ou de a mesma surgir até à altura do parto. Como consequência, a Medicina Interna acaba por ser chamada a colaborar no seu acompanhamento".

Segundo o médico, são já várias as unidades hospitalares em que a Medicina Interna disponibiliza uma consulta generalista de apoio à grávida, "havendo também casos em que a consulta é temática, dedicada, por exemplo, à diabetes gestacional".


Pedro Correia Azevedo

O coordenador do NEMO recorda que o programa das últimas Jornadas do NEMO incluiu precisamente uma mesa-redonda sobre diabetes gestacional, entre outras temáticas, como as perturbações alimentares e a obesidade na gravidez, bem como as patologias psiquiátrica, neurológica e respiratória, a hipocoagulação, ou o tabagismo e outras adições.

De acordo com o especialista, em declarações à Just News, o crescimento “muito grande” das Jornadas, cuja 3.ª edição decorreu em Lisboa, em novembro, traduziu-se num número de participantes (presenciais e online) próximo das duas centenas, "e tal acaba por demonstrar também o crescente interesse e protagonismo dos internistas neste campo".


Alguns elementos do Secretariado do NEMO: Sofia Mateus, Inês Palma dos Reis, Inês Felizardo, Alice Sousa, José Guia, Pedro Correia Azevedo e Anna Taulaigo

Internistas, obstetras e médicos de família


Segundo Pedro Correia Azevedo, a reunião do NEMO registou "uma adesão forte da Medicina Geral e Familiar, com quem nos temos articulado, e também houve muitos obstetras presentes".

O evento contou também, obviamente, com uma grande presença de internos e especialistas de Medicina Interna, "alguns dos quais mostraram bastante interesse em perceber como pode ser criada uma consulta nesta área, que é, obviamente, de nicho dentro da nossa especialidade”, refere o médico, que implementou, em 2016, uma consulta deste tipo no Hospital Garcia de Orta, assegurando atualmente a Consulta de Medicina em Obstetrícia na CUF Tejo.

As 4.as Jornadas do NEMO estão já marcadas para 29 e 30 de setembro de 2023. No entanto, Pedro Correia Azevedo aproveita para recordar que o NEMO promove também, ao longo do ano, outras ações de formação. É o caso do "curso abrangente de 2 dias dedicado à patologia médica da grávida e um outro, mais específico, sobre tromboembolismo venoso".

Adianta ainda que "está em preparação um curso sobre diabetes gestacional", fazendo questão de salientar que "a dinâmica da equipa e a atividade do Núcleo não se esgota nas Jornadas".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda