KRKA

Internos de Ginecologia e Obstetrícia querem aprender a tratar, mas também a prevenir

Centrado no tema da prevenção, realizou-se o 8.º Encontro Nacional do Internato de Ginecologia e Obstetrícia (EMIGO), organizado pela PONTOG (Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology), com apoio científico da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) e sociedades científicas nacionais.

Para Rita Mesquita Pinto, que terminou agora o seu mandato como presidente da PONTOG, “enquanto ginecologistas e obstetras, é importante termos a noção de que não devemos aprender só a tratar, mas, idealmente, a prevenir”.

"O EMIGO tem uma importância cada vez maior no âmbito do internato médico, até porque os cursos do Colégio escasseiam e os internos têm a obrigatoriedade de frequentar seis durante o internato. Assim sendo, este evento acaba por ser uma forma muito agradável de cumprir esses requisitos mínimos e uma oportunidade de apresentação de trabalhos”, afirmou Rita Mesquita Pinto, em declarações à Just News.



Referiu ainda que o Encontro é sempre uma “oportunidade de discussão, num ambiente mais descontraído, de temas controversos e do interesse dos internos”.

No Encontro, que decorreu no último fim de semana, em Monte Real, foram debatidos temas polémicos que, segundo Rita Mesquita Pinto, geralmente geram muita discussão, nomeadamente: o parto vaginal após cesariana, a introdução de terapêutica anti-hipertensora na gravidez, o rastreio universal de parto pré-termo, a preservação de fertilidade na doente oncológica e a dor pélvica crónica, entre outros.



Como vem sendo hábito, o evento teve uma grande adesão, tendo contado com mais de 100 inscritos. Adicionalmente, foram aceites 17 posters de Ginecologia e 24 de Obstetrícia.

A nova Direção da PONTOG, presidida por António Braga, tomou posse durante o Encontro.













seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda