KRKA

Internos de Medicina Geral e Familiar da ULS Coimbra vão organizar o MGF Summit

É com grande entusiasmo que um grupo de médicos internos de Medicina Geral e Familiar da ULS de Coimbra está a preparar o arranque do MGF Summit. As novas jornadas, cuja 1.ª edição se realiza em maio, contam com o apoio da Associação Portuguesa de Telemedicina, adianta João Lopes Guedes, presidente da Comissão Organizadora. 

Em declarações à Just News, o responsável explica que a ideia do evento surgiu "numa conversa entre amigos, todos médicos internos de Medicina Geral e Familiar de várias Unidades da atual Unidade Local de Saúde de Coimbra, que partilhavam os seus pontos de vista relativamente aos vários Cursos, Congressos e Jornadas que já tinham frequentado".

E que pontos de vista eram esses? "Todos concordaram que faltava algo que desse menos ênfase à teoria e mais importância à prática clínica, que valorizasse as particularidades de cada doente e fosse além do que está explanado nos livros e guidelines", afirma João Lopes Guedes.

E acrescenta: "Posto isto, não houve dúvidas que tínhamos de dar início a um novo projeto! Começámos a fazer brainstorming sobre as temáticas a incluir nestas Jornadas, de forma a torná-las úteis, tanto para médicos internos, como para especialistas e com o desejo, que no final, todos se sintam mais bem preparados e mais confortáveis a lidar com as variadas patologias apresentadas pelos nossos doentes."


João Lopes Guedes

"O foco na atuação prática"

Relativamente à equipa de palestrantes, "está já planeada a apresentação dos oradores ao longo das próximas semanas na nossa página de Instagram, onde todos os interessados podem saber as novidades e destaques do MGF Summit".

Já se sabe, contudo, que são, "maioritariamente, profissionais na ULS Coimbra". De acordo com João Lopes Guedes, "são pessoas que conhecemos e em quem depositamos a nossa confiança para fazer sessões que vão ao encontro daquilo a que nos propomos (o foco na atuação prática e não tanto numa abordagem teórica profunda, ainda que esta não fique descurada)".



Associação Portuguesa de Telemedicina


Segundo o presidente da Comissão Organizadora, o apoio da Associação Portuguesa de Telemedicina (APT) tem sido importante, "desde o primeiro momento,  a definir uma linha condutora tanto no formato, como nos conteúdos mais atualizados sobre o estado da arte nestas temáticas".

Um apoio "extremamente útil", por ser precisamente a 1.ª edição do MGF Summit e, "como tal, surgem algumas dificuldades logísticas, como em qualquer evento que esteja a dar os primeiros passos".

Uma vez que a Comissão Organizadora definiu que seria importante que este evento "pudesse alcançar qualquer médico do país, a modalidade online tornou-se óbvia e vimos na APT um parceiro fulcral para obtermos uma plataforma para transmissão do evento e para nos ajudar com toda a logística e organização do evento".


Apps e ferramentas eletrónicas no Internato Médico

Quanto aos temas a abordar nas jornadas, João Lopes Guedes salienta que, "desde o início, pretendemos ir além do óbvio e do que se tem visto e feito, assim como ter um sentido muito prático. Considerámos que seria interessante ter uma sessão sobre um tema pouco habitual, mas que pudesse ser uma mais-valia para todos os participantes".

O médico interno refere-se à sessão "Apps e ferramentas eletrónicas no Internato Médico" e desenvolve a ideia:

"O Internato Médico, nomeadamente o de Medicina Geral e Familiar, é muito trabalhoso e vai muito além da prática clínica e do estudo e preparação teórica; passa por fazer variados trabalhos, elaborar relatórios, organizar certificados, … E tudo isto é muito dispendioso em termos de tempo, pelo que considerámos que seria interessante facilitar aos médicos esta parte morosa do seu internato e permitir que dediquem o seu tempo ao que realmente interessa: à prática clínica e à preparação para isso."

Por outro lado, esclarece que esta sessão permite "dar a conhecer algumas ferramentas que têm relevância para todos os Médicos, não apenas Internos, e que podem auxiliar na prática diária, como calculadoras, app’s, sites onde podem obter mais facilmente informações e dados de que precisam, de fontes fidedignas, creditadas e com informação científica verificada".

Neste debate em particular, será de especial relevância o contributo da Associação Portuguesa de Telemedicina, "trazendo os conhecimentos que têm neste mundo das tecnologias associadas à Medicina".


O programa pode ser consultado AQUI.



Contacto: jornadasmgfsummit@gmail.com


As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas AQUI.
 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda