Internos de Medicina Interna vão discutir, este fim-de-semana, o delirium
O Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI), coordenado por Ricardo Fernandes, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, vai realizar o seu 11.º Encontro entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em Vila Nova de Gaia.
A sessão de abertura, agendada para dia 1 de julho, às 16h30, conta com a participação de Lèlita Santos, vice-presidente (região Centro) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). De seguida terá lugar a novidade da edição deste ano: sessão "Doctor House in the house", onde os participantes irão testar o seu raciocínio clínico, conta com a intervenção de Tiago Marques, infeciologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte.
No dia seguinte, estarão em debate temas como "Síndrome confusional agudo no Serviço de Urgência", "Delirium no doente crítico", "Delirium no doente terminal" e "Avaliação cognitiva pós-delirium". A Joaquim Cerejeira, psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, cabe fazer uma "Introdução do delirium e alterações agudas da consciência".
Ricardo Fernandes sucede a Andreia Vilas Boas à frente do NIMI. A passagem de testemunho teve lugar durante o último Congresso Nacional de Medicina Interna, em Viana do Castelo.
A propósito do tema central desta 11.ª reunião, que tem vindo a ser preparada ao longo dos últimos meses, Andreia Vilas Boas explica que o "Delirium" foi escolhido "tendo em conta a transversalidade das alterações agudas da consciência nos vários cenários de atuação do internista: urgência, enfermaria geral, cuidados intensivos e intermediários".
O programa pode ser consultado aqui.


