Cepheid Talks

Reunião de Internos de Psiquiatria dedicada aos «ritmos cronobiológicos do ser humano»

Realiza-se nos próximos dias 24 e 25 de maio, em Vila do Conde, o VII Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria, uma reunião bienal organizada pela Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP), cujo tema central será “Ritmos na Psiquiatria”.

Em declarações à Just News, João Borges, presidente da APIP no biénio 2017-2018, explica que a escolha do tema prendeu-se, sobretudo, com o facto de ser atual, sendo focado na “evidência viva”, ou seja, “nos ritmos cronobiológicos do ser humano, nomeadamente, ao nível da sua sexualidade, da alimentação e do sono”.

Segundo o interno de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a escolha desta temática acaba por ser também uma homenagem ao Prémio Nobel da Medicina em 2017, atribuído a três investigadores, pela descoberta dos mecanismos moleculares do ritmo circadiano, o relógio biológico que regula os organismos.



De âmbito nacional,
 o Encontro da APIP é organizado desde a sua fundação. Assumindo um carácter "eminentemente formativo", a reunião pretende ser "um fórum de reflexão abrangente e de interação entre os internos, tendo sempre como tema de fundo a melhoria das condições de formação do internato de psiquiatria em Portugal".


Facilitar uma melhor aquisição de conhecimentos 

Além da sua reunião nacional, a APIP realiza outras ações ao longo do ano. Desde logo, este sábado, e no âmbito do XIII Congresso Nacional de Psiquiatria, que decorre em Vilamoura, organiza o simpósio “A valorização do currículo durante o Internato de Psiquiatria e a sua importância na avaliação do exame final”. A APIP tem planeado, também, para março de 2018, um curso sobre Psiquiatria Forense.


É grande a adesão dos internos que participam no Congresso Nacional de Psiquiatria

João Borges lembra que a APIP foi criada em 2005, sendo formada apenas por internos de Psiquiatria nacionais que, conforme refere, “livremente se associaram”.

A missão deste organismo é "representar todos os internos do país", assumindo como principal objetivo a melhoria do Internato Complementar de Psiquiatria, "através do desenvolvimento de projetos de formação e atualização dirigidos aos internos, organizando cursos e workshops enquadrados noutras estruturas nacionais e internacionais".

São diversas as instituições com que a APIP colabora, entre as quais a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) e a Federação Europeia de Internos de Psiquiatria (EFTP). Atualmente, a Direção é composta por internos de vários pontos do país, nomeadamente, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém e Setúbal.


Corpos Sociais da APIP: 

À frente: Bernardo Barata (vice-presid. sul), João Borges Ferreira (presid.), Fábio Monteiro (vice-presid. norte)
Atrás: Ricardo Gasparinho (presid. do Cons. Fiscal), Lília Monteiro (vogal do Cons. Fiscal), Filipe Félix de Almeida (secretário do Cons. Fiscal)
Ausentes na foto: Rita Almeida Leite (secretária), Liliana Ferreira (tesoureira)

Podem ser consultadas em breve mais informações sobre o VII Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria no site do evento.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda