Investigação clínica no Centro Hospitalar de Setúbal: vencedores do Prémio GID 2022
Coordenado pelo cardiologista Filipe Seixo, o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) anunciou há dias os vencedores da 6.ª edição do Prémio GID. As 25 candidaturas confirmam que está a ser atingido o objetivo de "criar uma cultura de investigação".
A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, decorreu no Forte de Albarquel, em Setúbal.
No encontro estiveram representadas várias entidades que potenciam a investigação nacional. Foi o caso da Nova Medical School, através da presença de Jaime Branco e de Patrícia Calado (subdiretora para a Investigação), da Nova CRU - unidade de gestão de investigação clínica da Universidade NOVA de Lisboa, da Agência de Investigação e Inovação Biomédica e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, através do seu diretor, António Marques.
Pedro Lopes com elementos da equipa do GID que têm promovido a investigação clínica no Centro Hospitalar de Setúbal ao longo dos últimos anos
O presidente do Conselho de Administração do CHS, Pedro Lopes, enalteceu na cerimónia o trabalho desenvolvido pelo GID, destacando a sua "importância para a retenção de profissionais na instituição". Quanto a Filipe Seixo, além de apresentar a atividade desenvolvida, sublinhou "a disponibilidade do CHS em apostar no desenvolvimento técnico-científico".
A entrega dos prémios ficou a cargo da diretora clínica do centro hospitalar, Irene Ferreira, que referiu precisamente o "aumento exponencial de artigos e participantes na edição de 2022".
Vencedores por categoria:
1.º Prémio – (Artigo Original) foi atribuído, ex aequo, a dois artigos:
“Nonirritant concentrations for skin testing with SARS-CoV-2 mRNA vaccine”
Candidatura nº. 2 – João Marcelino – Serviço de Imunoalergologia DOI: 10.1016/j.jaip.2021.03.022
João Marcelino
“Therapeutic inertia in relapsing-remitting multiple sclerosis”
Candidatura nº. 6 – Gonçalo V. Bonifácio – Serviço de Neurologia
Gonçalo V. Bonifácio
2.º Prémio – (Casos Clínicos)
“Update on “Treatment of orthostatic headache without intracranial hypotension: A case report” – nine years later”
Candidatura nº. 7 – Gonçalo V. Bonifácio – Serviço de Neurologia
3.º Prémio – (Revisões)
“ Thrombotic microangiopathy in oncology – a review”
Candidatura nº. 16 – Patricia Santos – Serviço de Nefrologia
Patrícia Santos