Investigação em diabetes: NEDM anuncia vencedores do Prémio Jorge Caldeira e da Bolsa Helena Saldanha

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna divulgou recentemente os vencedores do Prémio Jorge Caldeira e da Bolsa Helena Saldanha.

O anúncio teve lugar em Olhão, durante a 11.ª Reunião Anual do NEDM, evento presidido por Carlos Godinho, coordenador regional do Programa Nacional de Controlo da Diabetes e diretor do Departamento de Emergência, Urgência e Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve).

A cerimónia de entrega do prémio e da bolsa decorrerá durante o próximo Congresso Nacional de Medicina Interna, a realizar-se em maio de 2017, no Porto.

O melhor trabalho clínico



Instituído o ano passado pelo NEDM e pela Merck SA, o Prémio Jorge Caldeira destina-se a galardoar o melhor trabalho clínico apresentado anualmente nas reuniões daquele Núcleo. O anúncio da criação deste prémio foi feito por Estevão Pape, especialista em Medicina Interna e Diabetologia, durante a cerimónia de abertura da 10.ª Reunião Anual do NEDM.   

Na altura, e de forma emocionada, Jorge Caldeira dirigiu-se à plateia, recordando alguns dos momentos da sua longa carreira dedicada à área da diabetes e agradecendo o facto de ter sido atribuído o seu nome a este prémio.


Jorge Caldeira com Catarina Cabral.

A 1.ª edição do Prémio, no valor de 2500 euros, foi atribuída o ano passado ao trabalho “Diabetes gestacional – a realidade de uma região atlântica”, apresentado pelo Serviço de Medicina e de Obstetrícia do Hospital da Horta, nos Açores, cuja primeira autora foi Catarina Cabral.

Bolsa de Estudo


Helena Saldanha.

A Bolsa de Estudo Helena Saldanha, criada este ano pelo NEDM, com o apoio da Boehringer Ingelheim, "era um projeto já antigo que agora foi concretizado", explica Margarida Bigotte, membro do NEDM. O galardão homenageia Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina de Coimbra, doutorada em Medicina Interna, que sempre se dedicou à área da Nutrição, mas também da Diabetes.

“A Prof.ª Helena Saldanha sempre nos apoiou muito e entendemos que era o momento de lhe fazer uma homenagem”, explicou Margarida Bigotte, em declarações à Just News.



Estevão Pape e Margarida Bigotte com Álvaro Coelho, coordenador do NEDM, no 22º Congresso Nacional de Medicina Interna. 

VENCEDORES do PRÉMIO e da BOLSA:

Prémio Jorge Caldeira (ex aequo para 2 trabalhos):

“Performance das fórmulas cockcroft-gault, mdrd e ckd-epi na estimativa da taxa de filtração glomerular em doentes diabéticos”
Centro Hospitalar do Médio Ave – Unidade de Famalicão
Diana Fernandes. Co-autores: M. Soares, Mário Esteves e Augusto Duarte, diretor do Serviço Medicina da Unidade Famalicão.

“Diabetes e disfunção eréctil”
Hospital Amato Lusitano – Castelo Branco
Daniela Alves. Co-autores: Bogdan Kachan, Paulina Mariano, Eufémia Calmeiro e Rosa Silva, responsável pela Unidade Integrada de Diabetes. 
(Diretora do Serviço de Medicina Interna: Maria Eugénia André)

Bolsa Helena Saldanha

“Neuropatia diabética autonómica: subdiagnóstico, subtratamento e impacto no desfecho clínico no contexto do pé diabético”
Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho
Daniela Mendes


Comissão organizadora da 11.ª Reunião Anual do NEDM: Ricardo Louro, Nuno Bernardino Vieira, Carlos Godinho, Luísa Arez, Estela Ferrão, Andreia Cruz, Sofia Amálio e Ana Baptista. (Joana Pestana ausente na foto).

Imprimir