Cepheid Talks

IPO de Lisboa inaugura dois novos aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil inaugura amanhã, dia 7 de agosto, dois novos aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia. Na cerimónia de inauguração, com início marcado para as 10h, o ministro da Saúde entregará também a Medalha de Serviços Distintos Grau de Ouro ao IPO de Lisboa.

Em comunicado, o IPO de Lisboa explica que a modernização do parque tecnológico do Serviço de Radioterapia "irá permitir responder mais adequadamente à procura de que o Instituto é alvo. Os novos aceleradores irão beneficiar mais 1.000 doentes/ano, através da realização de mais 20.000 tratamentos anuais. Um dos aparelhos está preparado para técnicas especiais, nomeadamente radiocirurgia, estando já em funcionamento e o segundo em fase de testes finais."

Este investimento obteve financiamento do PORLVT (QREN) e vai permitir servir os mais de 52.000 utentes que o Instituto acompanha com os maiores níveis de qualidade técnica e excelência.

O IPO de Lisboa passa, assim, a dispor de seis aceleradores lineares de última geração. De acordo com o Instituto, os novos equipamentos integram o projecto de renovação geral dos equipamentos do IPO de Lisboa, "num reforço planeado, multidisciplinar e integrado para a área do diagnóstico e tratamento da doença oncológica, permitindo a rentabilização de recursos ao nível regional". 

Foram também adquiridos outros equipamentos, nomeadamente:
-    TAC e Ressonância Magnética 3T, no Serviço de Radiologia;
-    PET-CT no Serviço de Medicina Nuclear, tendo sido celebrado um protocolo com o Centro Hospitalar Lisboa Norte, que permite aos utentes desta unidade de saúde realizar os exames no Instituto.

Além da intervenção de Francisco Ramos, presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, e de Paulo Macedo, ministro da Saúde, a cerimónia de inauguração conta com a participação de João Oliveira, diretor clínico do IPO de Lisboa, que abordará o tema "Tecnologias: incorporação e uso no IPO de Lisboa". A receção da comitiva no Serviço de Radioterapia estará a cargo de Margarida Roldão, diretora do Serviço de Radioterapia do Instituto.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda