Cepheid Talks

IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa bate recorde de participantes

Cerca de 700 profissionais de algumas dezenas de países dos cinco continentes estarão em Coimbra, de 21 a 23 de julho, a participar no IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, uma bienal organizada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

"Trata-se de um número recorde de inscritos e de comunicações submetidas nos diversos eixos", afirma o coordenador da UICISA: E, professor Manuel Alves Rodrigues, ao sublinhar que para este resultado contribuiu "o crédito internacional" da unidade de investigação e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) onde está integrada.

A ação da Enfermagem baseada na evidência científica e a efetividade dos cuidados, o empreendedorismo e inovação em tecnologia dos cuidados e, ainda, a educação para a saúde, literacia e envolvimento dos cidadãos são os três grandes temas desta edição do Congresso, que, desde 2007, persegue o objetivo do desenvolvimento de uma rede de centros de excelência de investigação em Enfermagem e ciências afins, a operar no espaço da Ibero-América e da África.

A sessão de abertura está marcada para as 11h30 (de dia 21), no auditório do Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com as intervenções de Manuel Alves Rodrigues e da Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento.
Segue-se, às 12h00, a conferência inaugural, “O Futuro Chegou: Inovações e Voz”, a proferir pela reitora da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, Afaf Meleis.

O último dia do Congresso, já no Polo A da ESEnfC, está reservado para a II Mostra de Projetos de Investigação da UICISA: E, para o Fórum “Comunicação da ciência, escrita científica e desenvolvimento de Revistas peer reviewed” e para reuniões interdisciplinares.
Esta Mostra de Projetos de Investigação da UICISA: E "é uma oportunidade de apresentar de forma criativa alguns resultados de produtividade da Unidade de Investigação no decurso de 2008/2013", explica o professor Manuel Alves Rodrigues.

O coordenador da UICISA: E, unidade avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, deseja que, "progressivamente, os investigadores se interessem por mostrar algum do seu trabalho científico em formato de leitura fácil e acessível".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda