KRKA

João Eurico Fonseca é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia

João Eurico Fonseca é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), sucedendo a Viviana Tavares. A tomada de posse aconteceu no passado dia 5 de outubro, no âmbito da Reunião de Outono da SPR.

O especialista em Reumatologia é coordenador do Hospital de Dia de Reumatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria. Além disso, dirige a Unidade de Investigação em Reumatologia do Instituto Molecular de Lisboa (IMM). É professor associado com agregação, regente de Reumatologia e de Biomecânica dos Tecidos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Participou como investigador principal em mais de 20 ensaios clínicos na área da artrite reumatoide e tem focado o seu trabalho de investigação nas doenças inflamatórias articulares e ósseas. Além de presidente da SPR, é membro da comissão científica da Sociedade Europeia de Reumatologia (EULAR) e do corpo editorial de várias revistas científicas. É autor de mais de 150 artigos científicos indexados no Pubmed.

Para João Eurico Fonseca, “talvez a maior ameaça à evolução da Reumatologia seja a instabilidade e precariedade contratual de muitos dos jovens especialistas e uma visão quantitativa e muito pouco qualitativa que o SNS tem vindo progressivamente a assumir. Chegou, por isso, o momento de protegermos o melhor que soubermos o capital humano (o nosso bem mais precioso!) e tirarmos partido daquilo que estruturamos e que agora temos que levar aos limites da excelência, otimizando as nossas capacidades e os recursos financeiros”.

De acordo com o especialista, a nova Direção da SPR considera fundamentais três áreas de atuação:
1) Documentar com precisão o impacto médico e social das doenças reumáticas em Portugal, identificar as carências nos cuidados médicos nesta área e sensibilizar para a necessidade de uma adequada cobertura nacional pela especialidade de Reumatologia;
2) Garantir a qualidade e a estabilidade dos recursos humanos;
3) Assegurar a excelência de todas as iniciativas com origem na Reumatologia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda