João Pimentel, de Coimbra, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia

João Pimentel sucede a João Gíria na presidência da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), por ocasião do seu XXIV Congresso Nacional. O cirurgião do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ocupará o cargo durante o biénio 2014-2016. O principal objetivo da nova direção será voltar a ter, se possível já no próximo ano, um congresso ibérico. Até agora, o primeiro e único foi realizado em 2010.

A realização de um evento ibérico é um dos projetos mais relevantes para João Pimentel. “Em 2010, juntou-se, em Badajoz, a SPCP e a Associacíon Española de Coloproctología, tendo sido um sucesso. É muito importante partilhar experiências e conhecimentos além-fronteiras”, afirma, em declarações à Just News.

O responsável também quer reforçar os laços com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, “em formações e reuniões, que tanto podem ter lugar em Portugal como no Brasil”.

Ao longo dos próximos dois anos, João Pimentel pretende ainda estabelecer mais contactos com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a Sociedade Portuguesa de Cirurgia, a Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia e o Grupo de Estudos de Doença Inflamatória do Intestino. “É essencial partilhar conhecimentos, de forma multidisciplinar, no combate ao cancro colorretal, às doenças inflamatórias, do pavimento pélvico, entre outras.”

Apesar do clima de austeridade que se vive, vai apostar no estímulo da investigação clínico-científica e prevê conceder bolsas de estudo para centros hospitalares de referência. A população não é esquecida e os objetivos passam ainda por “dar a conhecer a SPCP aos portugueses, organizando atividades de educação para a saúde que os leve a conhecer e a prevenir doenças do foro da Coloproctologia”.

Questionado sobre o futuro desta valência médico-cirúrgica, acredita que será positivo. “Temos vindo a assistir a um aumento do número de jovens que vão aos nossos eventos e que se querem diferenciar e dedicar a esta subespecialidade. O futuro da SPCP e da Coloproctologia estão, certamente, assegurados.”

João Pimentel é diretor do Centro de Coloproctologia de Coimbra – PROCTOS, professor associado com Agregação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e chefe de serviço de Cirurgia Geral do Quadro do CHUC.


Lista dos Corpos Sociais da SPCP para o biénio 2014-2016

 
DIREÇÃO
Presidente: João Pimentel
Secretário-geral: Francisco Portela
Vice-presidente: João Ramos de Deus
Presidente eleito: Pedro Correia da Silva
Secretário-geral adjunto: Alexandre Duarte
Tesoureiro: Irene Martins

VOGAIS
Anabela Pinto
Anabela Rocha
Fernando Castro Poças
Joaquim Costa Pereira
Jorge Sousa
José Assunção Gonçalves
Manuel Liberato
Manuel Limbert
Nuno Rama
Paula Ministro
Raquel Gonçalves
Sandra Saraiva


ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: João Gíria
Vice-presidente: Pedro Amaro
Secretário: José Manuel Oliveira


CONSELHO FISCAL
Presidente: Miguel Mascarenhas Saraiva
Secretário: João Malaquias
Vogal: Alexandre Monteiro

Imprimir