KRKA

João Rodrigues é o novo presidente da Associação Nacional das USF

João Nunes Rodrigues, médico de família da USF Serra da Lousã, é o novo presidente da USF-AN (Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar). A eleição dos novos órgãos sociais da associação, para o triénio 2015-2018, decorreu no fim de semana, em Coimbra. João Rodrigues, que, em maio, presidiu ao 7º Encontro Nacional das USF, sucede a Bernardo Vilas Boas.

Os vice-presidentes da nova direção são José Luís Nunes, médico de Família da USF Mirante, Mário Rua, enfermeiro de Família da USF Pedras Rubras, e Susana Vilas Boas, médica de família da USF Bom Porto.



Uma nova equipa para "dar um novo impulso à Associação"

Em entrevista à Just News, ainda a meses das eleições, o anterior presidente da USF-AN, Bernardo Vilas Boas, afirmava na altura que não se recandidatava e explicava o motivo:

"Estamos no fim do segundo mandato e vamos completar seis anos de direção. Justifica-se não nos candidatarmos porque, numa associação multiprofissional que surge para dar corpo e contribuir para uma reforma, faz sentido haver novas lideranças, rotatividade. Na minha perspetiva, há vários profissionais com condições para criar uma boa equipa e dar um novo impulso à Associação, esperando que isto corresponda a um impulso da própria reforma."

"Há muito para inovar"

Referiu ainda Bernardo Vilas Boas que o termo do mandato "é o fim de um ciclo e o início de outro" e que existirão "fatores comuns e fatores de diferenciação", destacando as características próprias da USF-AN: "é única no país, até porque associa três profissões, e transporta uma cultura nova, assente na cooperação, na solidariedade e numa visão de criar bem-estar para os cidadãos. São valores próprios das USF, que a Associação incorporou e que podem ser potenciados e aos quais é preciso dar seguimento." O responsável considera que "há muito para inovar em matéria de comunicação, de participação e de transparência."




"Início de um novo ciclo"

Em declarações à Just News, a propósito do 7.º Encontro Nacional das USF, que teve lugar em maio, em Aveiro, João Rodrigues, presidente do encontro, relaciona esta reunião e o recente ato eleitoral, indicando tratar-se do "início de um novo ciclo” para a associação.


No final da reunião magna das USF teve lugar um debate aberto para discutir o futuro dos cuidados de saúde primários e, obviamente, as unidades de saúde familiares. O objetivo foi perceber, "com os partidos políticos, cidadãos e representantes das diversas associações profissionais e de utentes – se estamos no mesmo caminho, isto é, se temos os mesmos objetivos para desenvolver as USF".

Desse debate surgiu o livro "7x7 Medidas - Novo Ciclo para os Cuidados de Saúde Primários", que tem vindo a ser apresentado a nível nacional, em diversas sessões. Para João Rodrigues, "este livro é um documento de trabalho que tem a enorme particularidade e vantagem, do meu ponto de vista, de responsabilizar todos os agentes".

Considera que as medidas apresentadas "são essencialmente da responsabilidade do poder político, das USF, ou de ambas as partes" e que, a partir de janeiro, "vamos iniciar a monitorização de todo este processo, em termos de execução e concretização das mesmas."

A elaboração deste livro "representa muito", assegura João Rodrigues, uma vez tratar-se da metodologia de trabalho, pelo menos, para os próximos três anos. “Houve aqui um trabalho de continuidade. O que pretendemos é envolver o mais possível os profissionais e o poder político para que possamos executar estas medidas, que nos parecem ser as mais corretas. Obviamente, o tempo o dirá!”, concluiu.








Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda