UCF Lisboa Norte: debater a violência e «encontrar caminhos e respostas concretas»
O Auditório do Hospital Pulido Valente - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) acolhe, dia 19 de novembro, quinta-feira, as V Jornadas da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) Lisboa Norte – vertentes da Saúde Materna e Neonatal e Saúde da Criança e do Adolescente.
O grupo de trabalho, que congrega elementos do ACES Lisboa Norte e do CHLN, pretende que as jornadas possibilitem uma reflexão sobre a problemática da violência, "que, com visibilidade crescente, tem impacto direto na vida de cada elemento de múltiplas famílias", mas que também permitam "encontrar caminhos e respostas concretas".
Subordinado ao tema "Violência ao longo do ciclo de vida", o programa está organizado em duas partes distintas. Durante o período da manhã, as intervenções incidirão sobre aspetos relacionados com a criança e o adolescente. Da parte da tarde, o foco estará na saúde materna e neonatal.
"O impacto da violência e da disfunção familiar nos profissionais da área da infância e juventude" é o tema da conferência de abertura, que será proferida por Teresa Goldschmidt, pedopsiquiatra do CHLN.
O programa contempla a abordagem de temas como "Circuito de intervenção na violência: detetar, sinalizar, intervir e prevenir", onde serão partilhadas as perspetivas clínica, social e legal/judicial, "A vivência da violência direta e indireta", "O papel das equipas multidisciplinares na violência na grávida e no recém-nascido".
A sessão de abertura das V Jornadas da UCF Lisboa Norte conta com a participação de variados responsáveis. Assim, desde logo, estarão presentes os diretores dos departamentos de Pediatria e de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução do CHLN, respetivamente, Maria do Céu Machado e Luis Mendes da Graça.
Além do presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos Martins, participam também Luis Cunha Ribeiro, presidente do Conselho Diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Cândida Rebelo, presidente da Comissão Regional da Saúde da Mulher e da Criança (CRSMC), Manuela Peleteiro, diretora executiva do ACES Lisboa Norte, Catarina Batuca, enfermeira diretora do CHLN, Argentina Castilho, diretora do Serviço Social e Gabinete do Cidadão do CHLN.
O programa completo pode ser consultado aqui.
Para mais informações:
Secretariado
Fax nº 217 211 812
E-mail: ana.margarida@csseterios.min-saude.pt
(a inscrição é gratuita)