Cepheid Talks

Jornadas da USF Santa Maria Benedita focadas na «melhoria da qualidade para a saúde»

A saúde do idoso, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, a ejaculação precoce e disfunção erétil e a melhoria de aspetos organizacionais em Medicina Geral e Familiar são os principais temas em debate nas V Jornadas da USF de Santa Maria Benedita, do ACES Oeste Norte. O evento, que se realiza dia 19 de setembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, integra, pela primeira vez, um concurso científico.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, além da componente científica dirigida aos profissionais de saúde, a comunidade será também convidada para o debate, "dando assim continuidade a uma das principais bandeiras do nosso trabalho: ´envolver a comunidade na melhoria da prestação dos cuidados de saúde`".

Políticas sociais e tratamento das doenças

A saúde do idoso vai merecer uma especial atenção nesta 5ª edição das Jornadas da USF de Santa Maria Benedita, com a realização de duas sessões, intituladas: "O idoso na sociedade atual – políticas sociais" e "O idoso: doenças e envelhecimento – da prevenção ao tratamento".

No primeiro painel serão abordadas questões como a negligência e os maus tratos, motivos para o idoso exercer os seus direitos de cidadania, a morte e o processo de luto. Ernesto Carvalho, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Oeste, é um dos participantes da outra sessão e irá proferir uma palestra intitulada: "Avaliação do Risco Cardiovascular Global". António Santos Pereira, psiquiatria, falará sobre as alterações da memória, a depressão e demência.

Qualidade para a Saúde

"A USF: da avaliação à melhoria da qualidade para a Saúde" é o tema do último painel do programa e reúne vários especialistas, como é o caso de Luís Campos, presidente do Conselho Nacional para a Qualidade em Saúde (Direção-Geral da Saúde) e diretor do Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier, que irá partilhar uma "visão global" sobre a melhoria da qualidade para a saúde.

Ainda no âmbito desta mesa redonda, os restantes oradores incidirão as suas intervenções sobre os temas: "Registos de Enfermagem – indicadores de Enfermagem ou da USF?", "Visão da Enfermagem na melhoria da qualidade para a Saúde em Cuidados de Saúde Primários", "Avaliação da qualidade/novos indicadores em cuidados de saúde" e “Como construir e desenvolver uma cultura de qualidade numa equipa”.

Contacto: ijornadasusfbenedita@gmail.com

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda