Aproximação entre Cardiologia e MGF «melhora o processo de referenciação»
Um workshop sobre Eletrocardiografia para Medicina Geral e Familiar (MGF) foi um dos pontos altos das XVI Jornadas de Cardiologia de Braga/XXI Jornadas de Cardiologia do Minho, que decorreram no Hospital de Braga, presididas por Jorge Marques, diretor do Serviço de Cardiologia daquela unidade hospitalar.
“A formação é essencial e a aproximação entre cardiologistas e médicos de família facilita o trabalho de ambas as especialidades, mas, mais importante, melhora o processo de referenciação”, afirmou à Just News Jorge Marques.
O cardiologista realçou ainda a importância destes encontros para debater temas controversos, como o estudo eletrofisiológico na estratificação dos doentes que apresentam padrão de Brugada: “É preciso chegar a um consenso, mas nem sempre é fácil. O ideal é organizar estes encontros, onde os vários especialistas podem debater os diferentes pontos de vista, sempre tendo em conta a Medicina Baseada na Evidência.”
“Padrão de Brugada – O estudo eletrofisiológico ainda tem interesse para estratificar os doentes?” foi uma das questões em debate nas Jornadas de Braga. João Primo, do CH de Vila Nova de Gaia/Espinho, defendeu o Sim, enquanto João Sousa, do Hospital de Santa Maria (CHLN), procurou justificar o Não.“Foi um momento muito importante, porque ambos se basearam em dados científicos, e suscitaram a troca de experiências, sempre a pensar no que é melhor para cada doente”, sublinha Jorge Marques.
Falando na sessão de abertura, aquele responsável afirmara que o Serviço de Cardiologia “está disponível para abraçar novos desafios, nomeadamente, o de implementar no Hospital de Braga um Serviço de Cirurgia Cardiotorácica”.
Na ocasião, o administrador executivo daquela unidade hospitalar, José Luís Carvalho, felicitou o Serviço de Cardiologia e os seus profissionais, até porque foi uma das sete áreas clínicas daquele hospital distinguidas com o nível III de Excelência Clínica, o mais elevado do sistema, no relatório SINAS da Entidade Reguladora da Saúde.
A organização das Jornadas esteve a cargo dos serviços de Cardiologia do Hospital de Braga e do CH do Alto Ave – Guimarães.