Cepheid Talks

Jornadas de Ciências da Nutrição dedicadas ao envelhecimento

É sob o lema "Alimentação e Nutrição: a resposta para a longevidade?" que se realizam, nos dias 5 e 6 de março, as IV Jornadas de Ciências da Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM).

O programa do primeiro dia do evento contempla a realização das mesas redondas "Nutrição e doença renal" e "Avaliação do estado nutricional no indivíduo idoso". Nesta última sessão com intervenções sobre a análise dos parâmetros bioquímicos e as ferramentas para a avaliação nutricional. Terá ainda lugar a palestra intitulada: "A arte no envelhecimento e a velhice na história da arte".

No dia seguinte, sexta-feira, estarão em debate temas como os alimentos afrodisíacos, os probióticos na função intestinal do idoso, a estimulação da atividade cerebral através de alimentos e nutrientes, o contributo da Psicologia no processo de abordagem de um doente idoso, as doenças neurodegenerativas e a suplementação, alimentação e longevidade.

A comissão organizadora dedica ainda uma sessão aos "Cuidados paliativos", onde estará em debate o papel da nutrição e a importância da equipa transdisciplinar na avaliação do doente na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: jornadasnutricao.inscricoes@gmail.com


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda