Jornadas de Enfermagem assinalam 50 anos de Nefrologia da ULS de Santo António

É sob o lema "Influenciar o saber, potenciar o cuidar" que se realizam, nos dias 29 e 30 de maio de 2025, as II Jornadas de Enfermagem em Nefrologia da ULS de Santo António, um evento que pretende ser "um espaço de partilha, reflexão e aprendizagem sobre o cuidar a pessoa com doença renal crónica e família/cuidador".

A reunião tem início com uma mesa redonda intitulada "Tertúlia: 50 anos de Nefrologia da ULS de Santo António", lembrando a Comissão Organizadora que "a história do Serviço remonta a 1969, quando a terapêutica de substituição da função renal teve início no Serviço de Medicina".

Em 1975, a Nefrologia organizou-se como "um Serviço independente, abrangendo as áreas de nefrologia clínica, hemodiálise e diálise peritoneal. Desde então, consolidou-se como uma referência nacional e internacional, desenvolvendo programas inovadores como a transplantação renal, a transplantação de dador vivo, a transplantação cruzada e ABO incompatível".



É ainda sublinhado que a doença renal crónica representa um "desafio clínico e humano que exige cuidados especializados com o objetivo de retardar a progressão e minimizar complicações, promovendo o autocuidado, a autonomia e a qualidade de vida dos doentes" e, neste contexto, a Enfermagem assume um "papel essencial, contribuindo para a prestação de cuidados diferenciados e humanizados".

Desta forma, as II Jornadas de Enfermagem em Nefrologia são apresentadas como "um momento privilegiado para reforçar o compromisso com a excelência dos cuidados prestados, partilhar conhecimentos e experiências e fortalecer laços entre os profissionais de saúde".  

O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda