Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia do Alto Minho 2014

É sob o lema "Pensar o presente... definir o futuro" que se realizam, nos dias 17 e 18 de outubro, no Forte Santiago da Barra, em Viana do Castelo, as Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia do Alto Minho. A reunião é organizada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Viana do Castelo (ULSAM).

A manhã do primeiro dia do evento, que conta com a intervenção de especialistas de várias unidades hospitalares, é dedicada à realização de três cursos pré-congresso sobre a ecografia de 1º trimestre, laparoscopia e ressetoscopia, colposcopia.

"Diferentes abordagens na patologia uroginecológica" e "Patologia hipertensiva da gravidez. Novas perspetivas" são os temas que serão desenvolvidos durante a tarde, que inclui ainda um workshop sobre a responsabilidade civil médica e o consentimento informado.

No segundo dia, e após a abertura solene das Jornadas, terá lugar o painel "Definir o presente para progredir no futuro da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal", que contará com a participação de Lisa Vicente (DGS), João Bernardes (Colégio da Especialidade), Serafim Guimarães (Internato Médico) e António Braga (PONTOG).

Estarão ainda em discussão os limites da histerectomia vaginal e histerectomia laparoscópica e realiza-se um painel dedicado às mudanças que ocorreram nos últimos 50 anos nos padrões de trabalho de parto. Antes do encerramento decorrerá ainda o workshop "Sexualidade na prática clínica".

O programa completo pode ser consultado aqui.

Simpósio de Enfermagem
No âmbito das Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia do Alto Minho realiza-se, dia 16 de outubro, o Simpósio de Enfermagem, cujo programa pode ser consultado aqui.

Contactos:
Secretariado
meet@eurocongressos.pt
Telf.: 211 147 170, 917 841 226

Imprimir