KRKA

Jornadas de Medicina Sexual do CHAA

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Alto Ave vai realizar, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Andrologia, as I Jornadas de Medicina Sexual. A reunião científica, sob o lema “Revisitar as Disfunções Sexuais Masculinas”, decorrerá no auditório da unidade de Guimarães, dia 25 de setembro, e conta  com o patrocínio dos Laboratórios Menarini.

De acordo com a comissão organizadora, o programa foi desenvolvido "fundamentalmente a pensar nos colegas do Internato de Medicina Geral e Familiar embora pensemos, dada a atualidade dos temas, poder ser alargado a toda a comunidade médica com interesse nestes temas".

Durante o período da manhã estarão em discussão "as duas principais disfunções sexuais masculinas": a disfunção erétil e a ejaculação precoce, que serão abordadas "de uma forma o mais globalizante possível", incluindo uma avaliação psicossexual.

Da parte da tarde, a organização salienta que o programa "reveste-se de um carácter excecionalmente importante uma vez que se por um lado as queixas de índole sexual são cada vez mais prevalentes entre os utentes, a maioria das vezes são expressas de forma escamoteada obrigando o clinico a um exercício mental por vezes difícil e para o qual não tem qualquer preparação teórica ou prática."

PROGRAMA:

08:30 – Abertura

08:45Anatomofisiologia da Resposta Sexual Masculina 
- Ricardo Ramires (CHAA)

09:15Disfunção Eréctil
– Rui Versos (CHAA)

09:45 Ejaculação Precoce
- Carlos Guimarães (CHAA)

10:15 – Coffee-break

10:45Avaliação Psicossexual das Disfunções Sexuais Masculinas
– Mário Lourenço (CHAA)

11:15 – Discussão
– Jaime Faria (CHAA)

12:00 - Almoço

14:00 - Gerir os Facilitadores da Comunicação na Prática Clinica – 1ª Parte 
- Eugénia Brito Raimundo (Motiven/Menarini)

15:00 - Coffee-break

15:30 - Gerir os Facilitadores da Comunicação na Prática Clinica – 2ª Parte
– Eugénia Brito Raimundo (Motiven/Menarini)

17:30 – Encerramento dos trabalhos

A inscrição pode ser realizada via on-line para: centroacademico@chaa.min-saude.pt, indicando o nome completo, nome clínico, local de trabalho e email.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda