KRKA

Jornadas de Odontopediatria dedicadas a crianças com necessidades específicas

Na abordagem às crianças com perturbação do espectro do autismo, quais as técnicas que um profissional de saúde deve utilizar para prestar os melhores cuidados? Este é um dos temas que será debatido nas VI Jornadas de Clínica Integrada Odontopediátrica, dedicadas às "Crianças com necessidades específicas".

O evento, que decorre já este sábado, no Campus Académico de Famalicão da CESPU, contará com a participação de profissionais "prestigiados e reconhecidos" de várias áreas, e que lidam com o paciente pediátrico diariamente.

Em declarações à Just News, a presidente das Jornadas, a médica dentista Teresa Vale, sublinha que "não é muito habitual debater este tema como ponto único de umas Jornadas Científicas no âmbito da Medicina Dentária".

No entanto, considera que, "devido à necessidade de aprofundar o conhecimento e experiência de lidar com estas crianças em ambiente clinico, parece-nos pertinente a abordagem deste tema".

A ideia surgiu no âmbito da 18ª Edição da Pós-Graduação em Clínica Integrada Odontopediátrica da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, onde Teresa Vale é docente e regente da unidade curricular de Clínica Odontopediátrica, tendo sido "proposta pelos alunos que a frequentam".

Teresa Vale com alunos em aula de prática clínica, no âmbito da Pós-Graduação em Clínica Integrada Odontopediátrica

"Técnicas que permitam interagir com as crianças"

A docente da CESPU salienta que "o controlo de comportamento já é, por si só, um desafio na prática clínica de Medicina Dentária, particularmente em Odontopediatria".

Assim, nas crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, "o desafio evidencia-se, devido ao facto da dificuldade que estas crianças apresentam na comunicação e interação social, sendo necessário o domínio de técnicas que permitam interagir com estas crianças durante a consulta de Odontopediatria".

Odontopediatras, dentistas e médicos de família


A reunião está aberta todos os profissionais com interesse no tema, e inclusive ao público em geral. No entanto, são particularmente dirigidas a odontopediatras e médicos dentistas.

Também os médicos de família poderão beneficiar desta formação, nomeadamente, "facilitando a referenciação para o odontopediatra de forma a cuidar da saúde oral destas crianças com ênfase na prevenção".



As crianças são atendidas na Clínica Cespu Famalicão, onde se realizam todos os procedimentos clínicos necessários"


Pós-Graduação com "uma abordagem integrada"

O evento realiza-se no âmbito da 18.ª edição da Pós-Graduação em Clínica Integrada Odontopediátrica, que teve início em outubro de 2022, "mas desde 2008 que esta Pós-Graduação se realiza, com um balanço muito positivo, inclusive, em alguns anos existiram duas edições a desenvolver-se em simultâneo", refere Teresa Vale.

E acrescenta: "Esta Pós-Graduação tem como objetivo uma abordagem integrada quer a nível dos temas propostos desenvolvidos na teoria, como a nível clinico e com outras especialidades." 


Podem ser consultadas mais informações aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda