KRKA

Jornadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das Carreiras Médicas

Estão agendadas para dia 27 de setembro as II Jornadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das Carreiras Médicas, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), através do Departamento de Educação Médica.

Este fórum de discussão irá realizar-se no Auditório do Centro de Congressos do CHUC e visa abordar "os grandes temas do Serviço Nacional de Saúde e das Carreiras Médicas, trazendo o debate aos Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a toda a sociedade civil".

São já conhecidos temas de dois dos painéis do programa. O evento começa com a sessão "Internato Médico - Novo Paradigma", onde estarão em discussão as alterações a efetuar ao regime do Internato Médico (RIM). O propósito é esclarecer os participantes sobre como essas alterações poderão afetar a qualidade da formação médica em Portugal, perceber quais as principais modificações no acesso e decorrer do internato médico da especialidade, refletir sobre a transição para a carreira médica e a “fuga” de profissionais para o estrangeiro.

"Ato (não) Médico - qual o papel dos diferentes profissionais?" é o tema do outro painel, que se realiza ainda durante o período da manhã. De acordo com a comissão organizadora, "interessa realizar um debate onde o tema seja abordado pelos diferentes protagonistas - os profissionais da área da saúde. O enquadramento jurídico em legislação específica (Lei do Ato Médico), a violação de competências médicas por outros profissionais da área da saúde e a discussão sobre terapêuticas não convencionais são assuntos na ordem do dia."



Contactos
Direção: geral@nemaac.net
Departamento da Educação Médica: educacaomedica@nemaac.net

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda