Cepheid Talks

«Construimos pontes com outras especialidades para uma melhor gestão integrada do doente»

"Proporcionar uma ação de educação e de formação médica diversificada e interativa, dirigida às reais necessidades dos internos e especialistas em Medicina Geral e Familiar." À semelhança das três edições anteriores, este continua a ser o principal objetivo das IV Jornadas Multidisciplinares de MGF.

A reunião deste ano realiza-se entre os dias 19 e 21 de maio, em formato presencial, no Centro de Congressos do Sheraton Porto Hotel, e terá transmissão online. O objetivo é permitir o "salutar convívio e troca de experiências entre os colegas que optarem por estar presencialmente", mas simultaneamente facilitar a "participação ativa à distância de quem prefira esta modalidade".

Em declarações à Just News, Rui Costa, copresidente das Jornadas, sublinha que "este projeto educacional verdadeiramente diferenciador vai ao encontro das necessidades da MGF”, considerando ser esse um dos motivos para a elevada adesão que tem suscitado.

O responsável recorda que logo a primeira edição do evento contou com mais de 700 inscrições, "o que superou, e muito, as expectativas iniciais". Entretanto, foram já ultrapassados os 1600 participantes inscritos. "Olhamos para estes números impressionantes como uma responsabilidade acrescida", indica, acrescentando: "Queremos continuar a ser líderes na mudança e na qualidade da educação médica."




Programa 2022

O programa das IV Jornadas Multidisciplinares de MGF é já conhecido e, nas cinco mesas redondas, estarão em foco a hematologia, gastroenterologia de consultório, demências, cardiologia de consultório e patologia do joelho.

Já no contexto de "casos clínicos flash", as sessões incidirão sobre a enxaqueca, as infecções sexualmente transmissíveis, a hemorragia uterina anómala, a ansiedade e vacinação na área respiratória, realizando-se ainda uma sessão sobre aplicações úteis na prática clínica e cinco simpósios satélite.

Tal como nas edições anteriores, haverá uma sessão de apresentação de posters selecionados, que visa fcilitar o "desenvolvimento e progresso da nossa especialidade", com a atribuição de vários prémios.

Os três presidentes e impulsionadores do projeto: Rui Costa, Manuel Viana e Paulo Pessanha

Construir "pontes com outras especialidades"

Dirigido à Medicina Geral e Familiar (MGF), este evento formativo marcante é presidido por três reputados especialistas de Medicina Geral e Familiar, com larga experiência na área da formação: Rui Costa, Manuel Viana e Paulo Pessanha.

Os responsáveis sublinham que o sucesso do projeto muito se deve ao foco na "abordagem eminentemente prática, baseada em casos clínicos, com mensagens finais, envolvendo, sempre que possível, colegas de MGF em interacção com colegas de outras especialidades, quebrando barreiras e construindo pontes". 

Esta ampla e intensa partilha de conhecimentos e de experiências visa promover "uma melhor gestão integrada do doente, para bem deste e da satisfação profissional de todos nós", o que é particularmente relevante neste período de pandemia, reconhecem os especialistas de MGF, até porque o esforço redobrado "nem sempre é devidamente valorizado e reconhecido por quem de direito".


Elementos da Comissão Organizadora

Experiência, imaginação e energia

Quanto aos restantes membros da Comissão Organizadora, os três presidentes das Jornadas estão igualmente em sintonia, destacando a sinergia que, desde a primeira edição, tem sido uma constante, "aliando a experiência dos mais velhos à criatividade, imaginação e energia dos mais novos".

Esta dinâmica permite a elaboração de um programa científico "aliciante e atrativo", que inclui sempre a abordagem de temas habitualmente menos debatidos, "mas de grande importância na nossa prática clinica do dia-a-dia".


O forte investimento na transmissão online tem assegurado que muitos médicos internos e especialistas de MGF acompanhem o evento "também de forma interativa" 

O programa pode ser consultado AQUI.

A inscrição nas IV Jornadas Multidisciplinares de MGF pode ser efetuada aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda