Jornadas multidisciplinares em Cinfães focadas na «Prevenção em Saúde»
O ACES Tâmega I - Baixo Tâmega vai realizar, nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Cinfães, a terceira edição das suas Jornadas Multidisciplinares.
Cristina Ferreira, diretora executiva do ACES Tâmega I - Baixo Tâmega, salienta que o programa, "vasto e rico", conta com a participação de "individualidades reconhecidas em diversas áreas". A organização está a cargo de profissionais das unidades de saúde deste concelho, tendo o apoio de várias instituições locais.
"Construir pontes e parcerias"
Na apresentação do evento, Reinaldo Roldão, coordenador da UCSP de Cinfães e presidente da Comissão Organizadora, salienta a vertente multidisciplinar do congresso "onde a prevenção, a promoção, a educação, a comunicação em saúde, as políticas de saúde e o cuidado curativo e paliativo podem ser debatidos de forma a contribuir para aumentar o conhecimento em saúde, contando com um olhar de vários peritos locais e nacionais".
O responsável refere que esta reunião pretende promover a abordagem de temas diversos "num contexto de integração com diversas especialidades médicas e não médicas" e criar condições "de abrangência e interação com as instituição públicas e privadas que estão no raio de Acão da UCSP de Cinfães e do Aces Tâmega I, Baixo Tâmega". Acrescenta ainda: " a nossa capacidade em construir pontes e parcerias será certamente a melhor forma de fazermos bem aos nossos doentes".
Entre vários outros oradores que participam na reunião, Davide Carvalho, diretor do Departamento de Endocrinologia do Hospital de São João, abordará os temas "Grãos e farinhas integrais, amidoresistentes e diabetes" e "Diabetes: contributo dos fármacos injectáveis para controlar o diabético tipo 2".
António Pedro Machado, internista do Hospital de Santa Maria, incidirá as suas intervenções sobre os seguintes tópicos: "Dos cigarros de estramónio e atropina aos modernos anticolinergicos de síntese" e "Doença venosa crónica".
Outros temas do programa incluem, nomeadamente, "Sal: uma ´droga de adição`?", conferência que será proferida por Manuel Carvalho Rodrigues, cardiologista do Hospital das Forças Armadas e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (2017-2019) e "Dor crónica em Ortopedia", tópico que será desenvolvido por José Manuel Texeira, ortopedista do Hospital da Arrábida/Luz Saúde.
Contacto: acesbaixo-tamega@csamarante.min-saude.pt