KRKA

Jornadas Nortenhas de Diabetologia reúnem endocrinologistas e médicos de família

A cidade de Braga recebe, pela terceira vez consecutiva, nos dias 26 e 27 de junho, as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar. Trata-se de um evento que vai já na sua 7ª edição e que "contempla a divulgação e discussão prática sobre as novidades na área terapêutica, condicionantes para a prescrição dos diferentes fármacos, insulinoterapia e automonitorização, risco cardiovascular, prevenção e o futuro da diabetes", refere Olinda Marques, vice-presidente das jornadas.

Na sua opinião, "este debate em Diabetologia tem vindo, ao longo destes anos, a contribuir para o enriquecimento da formação científica e clínica de todos os que nela participam e para o estreitar de relações de amizade e proximidade entre cuidados diferenciados e cuidados de saúde primários (CSP)". Trata-se de um evento que se realiza "graças à dedicação e persistência" de Davide Carvalho e Pedro de Moura Reis, "que continuam a ser os seus principais mentores", afirma.

Olinda Marques recorda que, de acordo com os dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2013, 13% dos portugueses tinham diabetes, mas apenas 7,3% tinham um diagnóstico confirmado: "Estes dados evidenciaram ainda, como seria de esperar, um incremento relativamente a 2009, quando a prevalência total da diabetes era de 11,7%. Em 2013, na rede nacional dos CSP, a representatividade da Consulta de Diabetes no total das consultas médicas foi de 8% (era de 6,1% em 2011). A diabetes representou, em 2013, um custo direto de 0.8-0.9% do PIB e 8-9% da despesa em saúde."

Tendo por base este cenário, a endocrinologista afirma que se torna necessário "congregar esforços no sentido de que todos os cuidadores de doentes com diabetes se reúnam, debatam estratégias para alcançar melhores resultados e orientem a terapêutica numa atitude centralizada no doente, mas de acordo com os princípios das recomendações nacionais e internacionais."

E acrescenta: "Só falando a mesma linguagem poderemos transmitir confiança ao doente que de nós depende e tentar o envolvimento de outras entidades, para que possam também intervir. Sendo uma doença que representa um dos maiores custos em termos de saúde pública, tem componentes modificáveis e acessíveis à intervenção de todos."

Relativamente aos temas a abordar nas 7as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar, Olinda Marques destaca uma apresentação sobre `O rastreio da retinopatia diabética na ARS Norte`, com a presença de Fernando Tavares, da ARS do Norte, e outra sobre “O papel da PDS na diabetes”, por Rui Romão, gestor da PDS, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Salienta ainda uma conferência proferida por Altino Frias, "primeiro endocrinologista do Hospital de S. Marcos, em Braga, sobre o início da Endocrinologia nesta cidade" e a contribuição "dos colegas, em particular dos mais jovens, pela sua participação nos posters, divulgando o trabalho desenvolvido nas suas unidades coordenadoras funcionais".



O programa pode ser consultado aqui.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda