KRKA

Jornadas Saúde Atlântica reúnem jogadores, treinadores, médicos e adeptos

O novo protocolo da FIFA perante um traumatismo craniano e concussão é um dos temas da 3.ª edição das Jornadas Saúde Atlântica. O evento tem lugar sábado, dia 7 de fevereiro, na Saúde Atlântica – Clínica do Dragão, no Porto, a única em Portugal acreditada pela FIFA. Espregueira-Mendes, ortopedista e um dos presidentes do evento, realça “a presença de comentadores desportivos, jogadores, adeptos e médicos”, que falarão sobre a prática de futebol e a prevenção de lesões.

Espregueira-Mendes preside às jornadas juntamente com Niek van Dijk, conhecido como o maior ortopedista em cirurgia do tornozelo e do pé e presidente do Orthopaedic Department of the Academic Medical Center de Amesterdão, Holanda.

“A prática de futebol pode ser segura e a FIFA defende regras muito concretas que vão ser debatidas nesta iniciativa, resumindo-se no chamado ‘Football for Health’ e ‘Safe Football’”, disse à Just News Espregueira-Mendes. O responsável salientou o “programa bastante abrangente”, que conta com a presença de Manuel Serrão, Rodolfo Reis, Joaquim Evangelista, bem como de médicos do FC Porto, SL Benfica e Sporting Clube de Portugal, entre outros.

Um das mesas em destaque é subordinada ao tema “Corpo clínico, dirigentes e ética no desporto -- Quem coordena, quem faz o quê e quem decide?”, que reúne comentadores desportivos, jogadores, adeptos e médicos.

Quanto a oradores estrangeiros, estarão presentes Abdalla Skaf, presidente da Comissão Nacional de Ressonância Magnética do Colégio Brasileiro de Radiologia, Roman Seil, o próximo presidente da Sociedade Europeia de Traumatologia Europeia, Jiri Dvorak, médico chefe da FIFA, e Stefano Della Villa, presidente do Isokinetic Medical Group.

Nas jornadas, pode-se ainda participar num workshop gratuito sobre “Programa de prevenção de lesões 11+ da FIFA para crianças e adolescentes” e existirá ainda um sorteio de duas bolas, de duas camisolas assinadas pelos jogadores do FC Porto e de dois livros publicados pelo Grupo da Clínica do Dragão – Espregueira-Mendes.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda