Jornadas sobre a úlcera crónica da perna e pé diabético: «O que há de novo?»
"Últimas tendências no tratamento da úlcera crónica da perna e pé diabético – 10 anos depois – o que há de novo". Este foi o tema escolhido para as II Jornadas sobre feridas crónicas da perna e pé diabético, que se realizam nos dias 10 e 11 de maio, em Viseu, no Pavilhão da Associação Empresarial da Região Viseu.
A iniciativa é da Associação de Cirurgiões da Cidade de Viriato e do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Viseu, da ULS Dão Lafões, com a colaboração da Consulta Externa e da consulta de Pé Diabético.
O evento visa apresentar "as mais recentes abordagens no tratamento dessa patologia a nível nacional e internacional, proporcionando, simultaneamente, formação a profissionais de saúde para a abordagem inicial e orientação dos doentes afetados".
Salienta ainda a comissão organizadora que "será realizado um curso teórico-prático pré jornadas visando estas patologias, destinado a quem se inicia neste campo de trabalho médico ou de enfermagem, internos de especialidades várias e até alunos de Medicina e Enfermagem".
A reunião científica tem início com uma mesa redonda dedicada à "Avaliação e orientação da ferida de perna nos cuidados de saúde" e que reflete a necessidade de uma abordagem integrada do problema. O assunto será discutido na perspetiva dos cuidados de saúde primários, com uma palestras sobre "Timers, tratamento ´standard` de feridas e orientação", mas também no âmbito dos cuidados hospitalares, com diferentes intervenções.
O programa pode ser consultado aqui.
Para mais informações: jornadasferidascir1@gmail.com