KRKA

Jornadas sobre esclerose múltipla dedicadas ao primeiro contacto do doente com a doença

Saber lidar com a doença e quais os primeiros passos a dar são os temas centrais das Sextas Jornadas da TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla. A iniciativa, subordinada ao lema: “Primeiro contacto do doente com a EM”, realiza-se no âmbito do Dia Internacional da Esclerose Múltipla, e decorrerá no dia 24 de maio, pelas 14h00, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.

A esclerose múltipla manifesta-se geralmente em jovens adultos que estão no início da sua carreira profissional ou a constituir família e que, perante o diagnóstico, acabam por ter que reavaliar todos os planos que tinham feito para o futuro. Este ano, a TEM sentiu a necessidade de promover esta sessão de esclarecimento desmistificando algumas ideias erradas que possam surgir no primeiro contacto com a doença.

O Presidente da TEM, Paulo Pereira, juntamente com Manuela Almendra e José Figueiredo, farão as honras de abertura da sessão.

No painel de oradores estará Filipa Sousa, neurologista e especialista em EM no Hospital Escala Braga, que abordará a temática do diagnóstico da esclerose múltipla e os cuidados de saúde no hospital bem como do serviço de urgência e a consulta de neurologia. Os enfermeiros Liliana Nunes, Luísa Antunes e Manuela Rodrigues irão abordar o tema “O enfermeiro como gestor da doença crónica” e Miguel Louro, médico de família na US de Tadim – Braga, desenvolverá a temática do papel do médico de família no diagnóstico e na gestão da doença crónica.

A cargo do psiquiatra Pedro Morgado e da psicóloga Marta Parreira, estará o debate do tema “Psicologia e Psiquiatria na EM”, ao qual se seguirá a apresentação de Ana Trepa, fisiatra no Hospital de Sto. António no Porto, que estará centrada na importância da atividade física e da reabilitação funcional no sucesso do tratamento em EM.

O encerramento do painel será feito por Mª Edite Rio e João Medeiros.

Para Paulo Pereira “as jornadas da TEM têm tido uma ótima adesão e têm, ao longo destas seis edições, demonstrado ser uma valiosa partilha de informações e experiências, pois juntam vários intervenientes no acompanhamento do doente (médicos, enfermeiros, doentes, familiares) e instituições importantes para o enquadramento jurídico do doente, para a investigação na área e outras que podem contribuir fortemente para a melhoria das condições de vida dos doentes de EM.”.

Paulo Pereira refere ainda: “Das primeiras jornadas da TEM, em 2009, saiu a resolução de criar o Estatuto do Doente Crónico. Em 2010, foi lançada a petição para a criação do Estatuto e de uma Lei-quadro da Doença Crónica com base nos princípios estabelecidos pela Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) e da Incapacidade da Saúde (recomendada pela OMS). O objetivo será, a partir destas, criar a consequente Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde, conforme as classificações da CIF.”

Antecedendo a abertura da sessão, será ainda realizado um almoço, nas instalações do Museu, apenas para marcações prévias.

Contacto: geral@tem.com.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda