KRKA

Jornadas sobre o ombro salientam as sinergias entre a Medicina, o Exercício e a Fisioterapia

Promover a divulgação e discussão de problemáticas relacionadas com o ombro, salientando as sinergias que podem ser criadas entre a Medicina, o Exercício e a Fisioterapia. Este é o principal objetivo das II Jornadas "O Ombro", que se realizam dia 14 novembro, em Almada, no Auditório do Campus Educativo da ESSEM - Escola Superior Saúde Egas Moniz.

O evento é organizado pela Clínica das Conchas e pela Secção de Patologia do Ombro e Cotovelo da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), estando o foco em temáticas relacionadas com a capsulite adesiva e patologia da coifa dos rotadores.

Com a participação de especialistas de Ortopedia, Fisioterapia, Medicina do Exercício, Fisiatria, oriundos de variadas unidades hospitalares, serão debatidas questões como a anatomia funcional do ombro, a prevenção de lesões do ombro em Health Clubs e testes de avaliação do ombro.

Quanto à capsulite adesiva e patologia da coifa dos rotadores, os temas serão tratados em duas mesas redondas, discutindo-se o respetivo tratamento cirúrgico/conservador e reabilitação.

Objetivos gerais das jornadas:

- Identificar as várias articulações do complexo articular do ombro, descrever a mecânica de funcionamento do ombro e reconhecer o conceito de ritmo escápulo-umeral;
- Habilitar na realização de testes de avaliação para o ombro, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados;
- Compreender o papel da fisioterapia versus o procedimento cirúrgico em relação à capsulite adesiva e patologia da coifa dos rotadores;
- Desenvolver programas de reabilitação adequados e eficazes para disfunções do ombro;
- Conhecer o correcto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar e identificar estratégias de prevenção de lesões do ombro num Ginásio.



Contacto: formacao@clinicadasconchas.pt

Podem ser consultadas mais informações aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda