KRKA

Jornal alerta para a prevenção das doenças transmissíveis por mosquitos

No próximo sábado, 24 de maio, será distribuído a milhares de clientes dos hipermercados Jumbo um jornal que informa e sensibiliza para a importância da prevenção das doenças transmissíveis por mosquitos, alertando que podem ser causa de doenças graves, como a málaria, o dengue e a febre-amarela, entre outras. Esta ação tem o apoio do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e do Grupo Auchan e o patrocínio da Medinfar.

Carla Sousa, bióloga e entomologista da Unidade de Parasitologia Médica do IHMT, adverte que quem viajar para zonas endémicas deve aconselhar-se numa consulta de apoio ao viajante, até porque, por vezes, a vacinação e a profilaxia têm e devem ser feitas.

Apesar desta consulta não ser obrigatória, Jorge Atouguia, médico e investigador da Unidade de Clínica Tropical do IHMT, afirma que a mesma deve ser feita sempre que se viajar pela primeira vez para um destes países.

No que respeita aos mosquitos, o “segredo” para prevenir estas doenças está em evitar as picadas. O especialista indica que, em primeiro lugar, as pessoas têm de estar informadas e isso passa por saber que os mosquitos têm períodos de atividade, conhecimento muito importante para se poder fazer uma proteção mais adequada. “Alguns mosquitos são mais ativos durante o dia, como é o caso do do dengue, e outros durante a noite, como o da malária”, explica.

Além de outras importantes informações partilhadas por Carla Sousa e Jorge Atouguia, esta publicação, que será distribuída ao público no sábado, inclui alguns conselhos úteis e práticos sobre como prevenir as picadas de mosquitos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda