KRKA

Jornal sobre a prevenção das doenças transmissíveis por mosquitos chega a milhares de portugueses

Ao longo do passado fim de semana, 24 e 25 de maio, foi distribuído a milhares de clientes dos hipermercados Jumbo um jornal que informa e sensibiliza para a importância da prevenção das doenças transmissíveis por mosquitos, alertando que podem ser causa de doenças graves, como a málaria, o dengue e a febre-amarela, entre outras. Esta ação teve o apoio do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e do Grupo Auchan e o patrocínio da Medinfar.

Portugal na rota dos mosquitos invasores

Apesar de não sermos muito afetados por doenças de transmissão local, Portugal encontra-se na rota dos mosquitos invasores, sobretudo de duas espécies capazes de transmitir doenças como a dengue ou a febre-amarela: o mosquito tigre (Aedes albopictus) e o mosquito da febre-amarela (Aedes aegypti).

“Fomos uma área endémica para a malária, até cerca de meados do século passado, e tivemos já registados vários surtos de outra arbovirose, a febre do Nilo Ocidental, que provocou uma enorme epidemia nos EUA, há uns anos. Além disso, tivemos recentemente, em 2012, um surto de dengue na Ilha da Madeira e temos alguma proximidade com o mosquito-tigre, que se encontra em Espanha, na Catalunha, e em outros países europeus”, lembra Carla Sousa, bióloga e entomologista da Unidade de Parasitologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), salientando que é muito importante monitorizar a presença destes mosquitos no nosso país.

A perita destaca, ainda, a existência de 40 espécies destes insetos no nosso território nacional, podendo algumas vir a ter importância do ponto de vista médico, apesar disso não se ter verificado no passado.


A ação de informação e sensibilização, que decorreu ao longo do fim de semana, alertou milhares de portugueses para a importância da prevenção das doenças transmissíveis por mosquitos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda