José Fernandes e Fernandes entre os 100 cirurgiões do mundo «que construíram a cirurgia vascular»
"Foi uma agradável e inesperada surpresa neste Outono da vida", afirma o cirurgião vascular e professor catedrático José Fernandes e Fernandes, a propósito da inscrição do seu nome no prestigiado livro "Legends, Leaders, Pioneers - Surgeons who built vascular surgery".
Esta obra, publicada pela Society for Vascular Surgery (SVS) dos Estados Unidos, destaca cerca de 100 cirurgiões de todo o mundo que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da cirurgia vascular.
O livro, que levou 10 anos a ser concluído, foi apresentado recentemente, durante o encontro anual da Society for Vascular Surgery, um evento da maior relevância na área.
A obra presta tributo aos cirurgiões que, pela sua contribuição essencial na evolução das técnicas e diagnósticos, tornaram a cirurgia vascular uma especialidade de referência no campo da Medicina.
José Fernandes e Fernandes
Com 40 anos dedicados à Cirurgia Vascular, José Fernandes e Fernandes é um dos nomes destacados nesta obra, sendo lembrado, nomeadamente, pelo seu papel enquanto diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, entre 2005 e 2015.
A sua carreira foi marcada por inovações pioneiras, tanto em Portugal como noutros países, que constituem um legado profundo no ensino e na prática médica, tendo sido o primeiro diretor de um Serviço com a dimensão da Cirurgia Vascular do então Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte.
A entrevista com José Fernandes e Fernandes, publicada neste livro, foi realizada pelo History Project Work Group, uma comissão da Society for Vascular Surgery, aquando da sua eleição como membro honorário desta sociedade científica, em 2014. Na ocasião, o responsável fez questão de destacar o seu apreço pela obra do Professor Cid dos Santos e pela Escola que este criou.