KRKA

Laboratório de Reprodução Humana da UC recebe certificação europeia de «Boas Práticas de Laboratório»

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de anunciar que o Laboratório de Reprodução Humana (LRH) do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) recebeu a certificação europeia de "Boas Práticas de Laboratório" (BPL). Esta distinção garante a segurança de procedimentos e permite comparar os seus resultados com laboratórios europeus.

A UC esclarece que a certificação BPL, "baseada em exigentes diretivas europeias, garante que os estudos pré-clínicos (antes de serem aplicados em humanos) do LRH com produtos farmacêuticos são seguros para a saúde e o ambiente de pessoas e animais". E sublinha: "Apenas três laboratórios portugueses possuem esta certificação".

No comunicado, a instituição considera que a distinção, que certifica os estudos toxicológicos realizados in vitro, nomeadamente com contracetivos, "advém da vasta experiência do LRH na área da Biologia da Reprodução".

Segundo o presidente do CNC e diretor do LRH, João Ramalho-Santos, esta certificação "é um passo no sentido de diversificar as valências do laboratório para realização de trabalhos com elevada exigência e de potenciar parcerias científicas e técnicas com a indústria farmacêutica".


João Ramalho-Santos

De acordo com o responsável, as normas BPL "são muito exigentes", pelo que o facto da certificação ter sido atribuída a um laboratório "primordialmente dedicado à investigação" evidencia o trabalho de qualidade desenvolvido "e a dedicação de toda a equipa".

Os resultados das inspeções de BPL de laboratórios efetuadas por um país são vinculativas para outros Estados aderentes a este regime. A certificação visa evitar a duplicação de investigações nos diferentes países, rentabilizando tempo e recursos.

Os países com laboratórios certificados com BPL promovem o comércio internacional de produtos químicos, através da possibilidade de comparação internacional dos diferentes estudos.

A fiscalização BPL incide sobre instalações, gestão e organização científica do laboratório, tipos de estudo, competências da equipa, saúde dos investigadores, utilização e armazenamento de substâncias químicas, procedimentos de controlo de pragas, manutenção e calibração de instrumentos de medida e sistemas informáticos.

A certificação é fiscalizada, em território nacional, pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (INFARMED) conforme a diretiva número 2004/9/CE.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda