KRKA

Lançamento do livro «Oito décadas de Otorrinolaringologia em Coimbra»

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe, dia 6 de fevereiro, a sessão de apresentação do livro "Oito décadas de Otorrinolaringologia em Coimbra". 

A iniciativa, agendada para as 18h00, vai contar com as intervenções do presidente da SRCOM, Carlos Cortes, dos coordenadores da obra, António Diogo Paiva, Carlos Seabra e Pedro Tomé, e ainda de Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que fará a apresentação do livro.

Na obra são apresentados os textos da exposição que esteve patente, em 2016, no átrio principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - Pólo HUC.
 


"A evolução foi fantástica"

A propósito desta exposição, e em declarações à Just News, António Diogo de Paiva teve oportunidade de explicar que o principal objetivo passava por "dar a conhecer a história da especialidade à população em geral, que diariamente entra na referida instituição hospitalar".

A exposição esteve dividida em três setores: ouvidos, nariz e garganta. Em cada uma destas áreas estiveram expostos "textos e imagens informativos, para que as pessoas possam conhecer os sintomas, as possibilidades de diagnóstico e, ainda, as terapêuticas médicas e cirúrgicas"



Na opinião do professor catedrático jubilado em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, esta mostra teve um histórico “muito interessante” do material que foi utilizado ao longo das oito décadas passadas. Assim, o público teve oportunidade de ver que, "de facto, a evolução foi fantástica".

E acrescenta: "Naturalmente que as patologias são as mesmas, mas o diagnóstico evoluiu muitíssimo, tal como as terapêuticas, particularmente as cirúrgicas".


António Diogo de Paiva

O médico  esclarece que a ideia de organizar esta exposição surgiu após a fusão dos Serviços de ORL dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital Geral de Coimbra (Covões). “Pareceu-nos interessante investigar a história de ambos os serviços”, salienta o ex-diretor do Serviço de ORL do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Além da compilação de textos utilizados na apresentação da exposição, a obra, que é editada pelo Serviço de Otorrinolaringologia da FMUC - CHUC, conta também com artigos de profissionais do próprio Serviço.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda