Lançamento do «Manual de Saúde Oral»

O “Manual de Saúde Oral”, da autoria dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Eunice Carrilho e Manuel Marques Ferreira, vai ser lançado, dia 10 de fevereiro, pelas 9h30m, nas instalações da Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A obra, que será apresentada pelo diretor da FMUC, Joaquim Neto Murta, é gratuita, dirigida à população em geral, e tem "uma linguagem simples e clara, documentada com inúmeras fotografias a ilustrar doenças e tratamentos realizados na boca", adianta a Universidade de Coimbra em comunicado.

Segundo os autores, o livro visa promover "o ensino e a prevenção das doenças orais". Quanto aos doentes, podem, "desta forma, identificar patologias e informarem-se quanto às formas de prevenção e tratamento".

Ao longo de dezasseis capítulos, "fáceis de identificar através de coloridos separadores", são abordados temas como: a minha higiene oral; saúde oral na grávida; saúde oral na criança; a correção dentária com utilização de aparelhos; a cárie dentária e como tratá-la; o branqueamento dentário; traumatismos dentários; a cirurgia oral e quando necessário realizá-la; quando são necessárias as próteses removíveis; quando existe mau hálito; porque o tabaco prejudica a saúde oral; o cancro oral; e outros.

O “Manual de Saúde Oral” é uma iniciativa da Faculdade de Medicina em parceria com os Laboratórios Abbott.

Imprimir