Cepheid Talks

Lançamento nacional da campanha: "Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho"

"Providenciar apoio e orientação para trabalhadores e empregadores lidarem eficazmente com o stresse no local de trabalho" é o principal objetivo da campanha europeia sobre locais de trabalho saudáveis, intitulada "Gerir o stresse e os riscos psicossociais no trabalho".

Depois de, no dia 7 de abril, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (European Agency for Safety and Health at Work - EU-OSHA) ter lançado a campanha, a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal da Agência, organiza, no dia 9 de maio, a sessão de lançamento desta iniciativa em Portugal. O evento, aberto ao público em geral, decorrerá no Auditório do Centro Cultural Casapiano, em Lisboa.

A sessão de abertura conta com intervenções de Octávio de Oliveira, secretário de Estado do Emprego (por confirmar), Pedro Pimenta Braz, Inspetor-Geral ACT, Cristina Fangueiro, presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa.

Do programa fazem parte dois painéis, onde serão desenvolvidos os temas: "O papel das Associações de Empresas e dos Sindicatos na Gestão dos Riscos Psicossociais" e o lema da campanha, intitulado "Gestão do stresse e dos Riscos Psicossociais no Trabalho". Neste segundo painel os participantes irão abordar a monitorização, gestão e boas práticas dos riscos psicossociais, fazer uma análise a partir da psicodinâmica do trabalho, proceder a uma avaliação e consciencialização dos riscos psicossociais e apresentar um projeto de intervenção, destacar as boas práticas em contexto organizacional.

O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada online aqui.


"Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis"

De acordo com a EU-OSHA, "um mau ambiente de trabalho em termos psicossociais pode ter consequências negativas sérias para a saúde dos trabalhadores". Nesse sentido, a campanha promove a utilização de ferramentas práticas. "A segurança e a saúde no trabalho é uma preocupação de todos. É bom para si. É bom para o seu negócio." é uma das mensagens que a campanha divulga.

A decorrer desde 2000, as campanhas "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis" (anteriormente conhecidas como "Semanas Europeias para a Segurança e Saúde no Trabalho") são uma das principais ferramentas da EU-OSHA para sensibilizar para as questões relacionadas com a segurança e a saúde no trabalho e promover a ideia de que a segurança e a saúde são boas para o negócio.

A última campanha da Agência, divulgada ao longo de 2012 e 2013, esteve centrada na prevenção dos riscos, com o propósito de contribuir para a redução do número de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda