Laureados Nobel apoiam CHUC na inauguração do Centro de Ensaios Clínicos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura, no próximo dia 4 de abril, o seu Centro de Ensaios Clínicos de fase I, o primeiro em Portugal no âmbito do SNS, financiado através de mecenas e com a presença de quatro investigadores laureados Nobel.

Esta inauguração ocorre no âmbito de um grande evento científico internacional intitulado “A Nobel Day at CHUC”. Durante um dia, quatro laureados Nobel da Medicina e da Química, acompanhados de vários investigadores nacionais, irão abordar vários temas no decorrer da conferência "Ciência e Medicina ao seu serviço". A organização aguarda a presença de 700 participantes, incluindo profissionais de saúde, cientistas, investigadores e estudantes, nacionais e estrangeiros, provenientes de vários países europeus.

O evento contará com a presença de membros do Governo, nomeadamente Paulo Macedo, ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Leonor Parreira, secretária de Estado da Ciência, João Almeida Lopes, presidente da APIFARMA, Hélder Mota Filipe, vice-presidente do INFARMED.

Os laureados são:
- Bruce Beutler, Prémio Nobel em Fisiologia ou Medicina, que abordará o tema "Mutagénese aleatória para descobrir a função dos genes"
- Tim Hunt, Prémio Nobel em Fisiologia ou Medicina, que irá proferir a palestra "Como ganhar um Prémio Nobel: o controlo da divisão celular"
- Jean-Marie Lehn, Prémio Nobel de Química, que irá desenvolver o tema "Da matéria à vida: Química? Química!" 
- Aaron Ciechanover, Prémio Nobel de Química, que falará sobre "A Revolução da Medicina Personalizada: Será que vamos curar todas as doenças? E a que preço?".

O programa pode ser consultado aqui.


Sobre o Centro de ensaios clínicos de fase I (CEC-F1)

A investigação clínica está classicamente dividida em 4 fases, sendo a fase 1 aquela em que os novos medicamentos, dispositivos médicos ou tecnologias de saúde mais precocemente têm a sua primeira aplicação. O CEC-F1 do CHUC será um centro especializado na investigação de medicamentos, dispositivos médicos e tecnologias inovadoras, onde equipas científicas especializadas conduzirão, para além de estudos de farmacocinética, farmacodinâmica e bioequivalência, os primeiros estudos de novos fármacos e outros tratamentos.

Pretende-se que os doentes possam, graças a este Centro, aceder mais precocemente a medicamentos, tecnologias e dispositivos médicos inovadores. Por outro lado, são também objetivos o reforço da ligação às grandes empresas farmacêuticas e tecnológicas da área da Saúde, nacionais e internacionais, ajudar a criar massa crítica em Portugal para o desenvolvimento de projetos de IDT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) em Saúde e aumentar o investimento estrangeiro em Coimbra.

Financiado na sua totalidade através de mecenas, o projeto CEC-F1 irá ocupar uma área desativada do Hospital Geral (Covões), que foi reabilitada e requalificada para este fim, com o objetivo de rentabilizar estruturas disponibilizadas no decurso do processo de fusão dos vários Hospitais de Coimbra, que deu origem ao atual CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

Imprimir