Cepheid Talks

Leal da Costa elogia programa Saúde para Todos e promete dar mais incentivos

O secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, anunciou que o Governo vai alargar a rede de incentivos ao Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), durante a cerimónia de lançamento do livro “Saúde para Todos”, que assinalou os 25 anos do projeto de cooperação para a Saúde em São Tomé e Príncipe.

O Ministério da Saúde, que já é parceiro do IMVF em vários projetos que decorrem no espaço da CPLP, através de cedência de meios humanos e tecnológicos, conta “alargar a capacidade de incentivos” e reconhece a importância do trabalho desenvolvido em mais de duas décadas. “Hoje, os indicadores de Saúde em São Tomé e Príncipe aproximam-se mais dos da Europa do que dos de África”, sublinhou Leal da Costa.



O lançamento do livro “Saúde para Todos” juntou dezenas de protagonistas e parceiros do projeto de cooperação dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr. A obra percorre 25 anos de trabalho na área da Saúde em cada uma das 22 especialidades médicas que os missionários levaram para São Tomé e Príncipe. E são eles os narradores da história. “É um livro escrito por centenas de mãos”, explicou Paulo Telles de Freitas, presidente do IMVF e diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

A Fundação Calouste Gulbenkian, outro parceiro do projeto, foi o palco escolhido para a cerimónia. E também Isabel Mota, administradora deste organismo, assumiu o compromisso de manter viva a parceria em torno do programa “Saúde para Todos”, que junta ainda os apoios da União Europeia, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da PT Inovação e do Governo são-tomense. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda