LIDEL lança livro: "Suicídio e Comportamentos Autolesivos – Dos Conceitos à Prática Clínica”

A LIDEL acaba de publicar "a mais completa e atual obra em língua portuguesa sobre suicídio". Coordenado pelos psiquiatras Carlos Braz Saraiva, Bessa Peixoto e Daniel Sampaio, o livro “Suicídio e Comportamentos Autolesivos – Dos Conceitos à Prática Clínica” tem a participação de 45 especialistas de diversas áreas e o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.

Ao longo de 50 capítulos, “Suicídio e Comportamentos Autolesivos” apresenta as múltiplas facetas deste tema, que vão desde os aspetos históricos aos socioculturais, até à eventual importância da influência genética. Esta obra procura assim que a cultura, a filosofia, a história, a religião, a sociologia ou a antropologia esclareçam, de alguma forma, os que pretendem entender o ato suicida à luz da genética ou da influência de fatores externos - como a idade, a profissão ou o estado de saúde - e tratá-lo, através da terapia ou de tratamentos somáticos, contribuindo para a evolução constante da psiquiatria.

Escrita por e para especialistas de diferentes áreas, nomeadamente psiquiatras, psicólogos, médicos-legistas e enfermeiros, a LIDEL considera que "esta obra representa um marco na história da literatura científica nesta área do conhecimento, e irá certamente contribuir para o estudo e prevenção do suicídio e dos comportamentos autolesivos".

O presente livro, após ter percorrido com interesse e curiosidade os seus diferentes capítulos, leva-me a referir, com toda a sinceridade, que deve ser considerado uma das obras mais completas sobre o tema. (…) Não posso deixar de referir que a presente obra ultrapassa em conteúdo e clareza outros livros que já tenho lido e têm sido publicados sobre o mesmo tema em línguas estrangeiras.” - In Prefácio de Adriano Vaz Serra, professor Catedrático (Jubilado) de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Conteúdos abordados:
•    Aspetos conceptuais
•    Avaliação
•    Prática clínica
•    Ciclo de vida
•    Personalidade
•    Psicopatologia geral
•    Autópsias psicológicas
•    Populações especiais
•    Prevenção
•    Eutanásia e suicídio assistido
•    Cultura

Sobre os coordenadores:

Carlos Braz Saraiva
Psiquiatra, professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, chefe de Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE.

Bessa Peixoto
Psiquiatra, chefe de Serviço de Psiquiatria e diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Braga.

Daniel Sampaio
Psiquiatra, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Lisboa Norte, professor catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Imprimir