Lidel lança “Manual de Anestesiologia”

A Lidel - Edições Técnicas acaba de lançar “Manual de Anestesiologia”, com a coordenação do Dr. Humberto Machado, uma obra que resume a evolução desta especialidade nos últimos 20 anos e que surge para dar resposta à complexidade das técnicas cirúrgicas exigidas aos médicos anestesiologistas.

A Anestesiologia é encarada como uma especialidade médica abrangente, que intervém em diversas áreas como a medicina perioperatória, a medicina da dor, a medicina intensiva e a emergência médica. Partindo deste princípio, este livro pretende explicar o posicionamento da especialidade perante o doente e os sistemas de saúde bem como a complementaridade com outras áreas, e ajudar a desmistificar a prática com a avaliação e estratificação do risco clínico.  

Dirigido a especialista das mais diversas áreas médicas, “Manual de Anestesiologia” vem mostrar que a especialidade não se resume apenas a técnicas cirúrgicas e intervenções operatórias. Atualmente engloba intervenções fora do bloco operatório, no decorrer do diagnóstico por meios complementares, assim como por intervenções médicas invasivas, curativas ou diagnósticas.  

Esta obra reúne as vivências profissionais de 60 especialistas amplamente credenciados nas suas áreas e inclui capítulos especialmente introduzidos para abordar conceitos fundamentais da Anatomia, Fisiologia e os aspetos clínicos da utilização de fármacos.

Apresentando uma linguagem acessível e didática, a obra apresenta também uma forte componente prática para explicar todas técnicas, a avaliação das patologias do doente e as propostas anestésicas mais consensuais.

Temas abordados ao longo do livro:
•    Fundamentos: Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e implicações da Oncologia
•    Avaliação pré-anestésica: avaliação geral e avaliação do doente com patologias cardíaca, respiratória, renal, hepática, ou outras
•    Anestesiologia clínica: via aérea, equipamentos e técnicas, bloqueios
•    Considerações relativas às especialidades
•    Aspetos específicos no período perioperatório: insuficiência respiratória e outras complicações, dor, suporte avançado de vida
•    Aspetos relevantes na Anestesiologia atual: aspetos éticos e médico-legais, avaliação de desempenho e interações farmacológicas com plantas medicinais.

Imprimir