LIDEL lança o livro «As raízes do sintoma e da perturbação mental»

A LIDEL – Edições Técnicas acaba de anunciar o lançamento do livro "As raízes do sintoma e da perturbação mental", da autoria e coordenação de Diogo Telles Correia, médico especialista em Psiquiatria.

Elaborado com a colaboração de vários especialistas ligados às Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa e do Porto, ao King’s College (Londres) e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, este livro destina-se a todos os médicos psiquiátricos e de outras especialidades, psicólogos, enfermeiros e estudantes e outros interessados neste tema.

De acordo com a LIDEL, o livro “As raízes do sintoma e da perturbação mental” explora o contributo de alguns dos psiquiatras mais relevantes das principais escolas psiquiátricas (alemã, francesa, inglesa, espanhola, portuguesa e brasileira), fazendo uma aproximação às raízes históricas dos sintomas e das perturbações mentais com o objetivo de compreender os critérios psicopatológicos atuais, e de refletir sobre a sua adequação aos tempos modernos, contribuindo para uma eventual revisão.

“Este livro é um tributo ao passado e aos homens que fizeram da psiquiatria uma matéria médica e científica. Esperamos que este tributo seja apreciado e valorizado como merece ser.”, refere Julio Vallejo Ruiloba, médico psiquiatra espanhol e professor catedrático da Universidade de Barcelona, no prefácio do livro.

Principais temas abordados na obra:
•    Psicopatologia descritiva e nosologia psiquiátrica;
•    Evolução dos principais termos e conceitos em psicopatologia;
•    Escola alemã;
•    Escola francesa;
•    Escola inglesa;  
•    Escola espanhola;
•    Escola portuguesa;
•    Escola brasileira.



Sobre o coordenador/autor:
Diogo Telles Correia é médico especialista em Psiquiatria, doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é professor auxiliar convidado de Psiquiatria e de Psicopatologia, assistente hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria (CHLN, EPE), consultor do Centro de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral (CHLN, EPE).

Imprimir