LIDEL lança o livro «As raízes do sintoma e da perturbação mental»

A LIDEL – Edições Técnicas acaba de anunciar o lançamento do livro "As raízes do sintoma e da perturbação mental", da autoria e coordenação de Diogo Telles Correia, médico especialista em Psiquiatria.

Elaborado com a colaboração de vários especialistas ligados às Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa e do Porto, ao King’s College (Londres) e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, este livro destina-se a todos os médicos psiquiátricos e de outras especialidades, psicólogos, enfermeiros e estudantes e outros interessados neste tema.

De acordo com a LIDEL, o livro “As raízes do sintoma e da perturbação mental” explora o contributo de alguns dos psiquiatras mais relevantes das principais escolas psiquiátricas (alemã, francesa, inglesa, espanhola, portuguesa e brasileira), fazendo uma aproximação às raízes históricas dos sintomas e das perturbações mentais com o objetivo de compreender os critérios psicopatológicos atuais, e de refletir sobre a sua adequação aos tempos modernos, contribuindo para uma eventual revisão.

“Este livro é um tributo ao passado e aos homens que fizeram da psiquiatria uma matéria médica e científica. Esperamos que este tributo seja apreciado e valorizado como merece ser.”, refere Julio Vallejo Ruiloba, médico psiquiatra espanhol e professor catedrático da Universidade de Barcelona, no prefácio do livro.

Principais temas abordados na obra:
•    Psicopatologia descritiva e nosologia psiquiátrica;
•    Evolução dos principais termos e conceitos em psicopatologia;
•    Escola alemã;
•    Escola francesa;
•    Escola inglesa;  
•    Escola espanhola;
•    Escola portuguesa;
•    Escola brasileira.



Sobre o coordenador/autor:
Diogo Telles Correia é médico especialista em Psiquiatria, doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é professor auxiliar convidado de Psiquiatria e de Psicopatologia, assistente hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria (CHLN, EPE), consultor do Centro de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral (CHLN, EPE).

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã