LiveMed regressa em outubro com «curso que inovou a formação para médicos de família»
Évora e Coimbra vão acolher, em outubro e novembro, as duas últimas sessões da LiveMed 2025. De acordo com o médico de família Nelson Rodrigues, que coordena o Programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar, este projeto "continua a despertar interesse quer nos Médicos Internos quer nos especialistas em MGF".
Em declarações à Just News, o responsável refere que as anteriores quatro sessões correram bastante bem e que o "segredo do sucesso" continua a ser o mesmo: "A interatividade, informalidade e a vertente prática fundamente na melhor evidência científica atualizada são um aliciante para os médicos."
Nelson Rodrigues adanta ainda que "em Évora e Coimbra vamos ter mais uma sessão, formação, sobre menopausa que não houve nas outras cidades. Uma área muito importante da saúde da mulher". E sublinha: "Vamos ver o ´estado da arte` nesta área.
Nelson Rodrigues
Um contributo para uma "maior articulação entre cuidados"
O facto das conferências organizadas pela Live Med contarem sempre com profissionais de diferentes especialidades hospitalares é considerado um dado relevante pelo coordenador do Programa, pois ajuda a "dar competências e maior capacidade resolutiva aos Médicos de Família".
E, como resultado, também "contribui para uma maior articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Secundários".
Segundo Nelson Rodrigues, quando convidados a participar nestes eventos, "os médicos de especialidades hospitalares reagem muito bem e apreciam. Alguns conhecem, são ´repetentes`, outros não, mas aderem e apreciam imediatamente."
Na sua opinião, e especificamente nestas formações, "a dicotomia entre Cuidados de Saude Primários e Secundários não existe. O que há são pessoas que precisam de cuidados de saúde e, como tal, estão num ou noutro nível de cuidados, conforme a necessidade."
A caminho do 10.º aniversário
Ao longo dos anos, as sessões têm continuado a ser presenciais, não fazendo a transição para um projeto online. Qual o motivo? "Entendemos que a presença, contacto próximo, entre preletores e os vários participantes é mais enriquecedor e formativo", refere o médico, acrescentando:
"Permite que se abordem outras temáticas. Todavia, já aconteceu realizarem-se preleções em videoconferência por necessidade do formador."
No próximo ano será celebrada a 10.ª edição da LiveMed. Sendo um momento marcante, Nelson Rodrigues reconhece, no entanto, que "nem nos tinhamos apercebido, já que o tempo passa depressa!". Quanto à possibilidade de haver, no próximo ano, alguma novidade em especial, "pode acontecer...".
Uma coisa é certa. Considerando que este conceito de formação reúne um conjunto de características, o médico de família não hesita em afirmar que "veio ajudar a inovar a formação para MGF em Portugal".
E esclarece: "No fundo é um curso intensivo de um dia com um vertente teóricoprática forte. Em que o objetivo é que os participantes saiam da formação a saber fazer; aplicar na sua clínica diária. Isto é, façam uma clínica baseada em conhecimentos científicos rigorosos e atualizados."
Podem ser consultadas mais informações aqui.
Email: cursos@livemed.in