Livro «Controvérsias na patologia do joelho e do ombro» é apresentado amanhã, na FMUP

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) organiza amanhã, terça-feira, a sessão de apresentação do livro "Controvérsias na patologia do joelho e do ombro", coordenado por Manuel Gutierres, assistente hospitalar graduado no Centro Hospitalar de São João e professor de Ortopedia na FMUP. A entrada é livre.

O livro pretende ser um contributo importante para a atualização dos conhecimentos dos alunos, dos internos de Ortopedia, de Fisiatria ou de Reumatologia, bem como para especialistas destas e de outras áreas. Para Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP e autora do prefácio, esta obra estimula "uma das competências nucleares da educação médica: o pensamento crítico".

"Atualmente, com tantos avanços no tratamento das patologias do joelho e ombro, que se parecem entrar em novos conceitos biomecânicos, novos implantes, técnicas de cirurgia assistida por computador, ou mesmo terapias biológicas (como os fatores de crescimento, células estaminais e culturas de condrócitos), afigura-se importante tentar encontrar consensos, algoritmos de tratamento, ou simplesmente alertar para as vantagens e desvantagens de cada um", afirma Manuel Gutierres.

A sessão de apresentação da obra será presidida pelo reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Imprimir



Siga-nos no Instagram