KRKA

Livro sobre ORL pediátrica para otorrinos, pediatras e médicos de MGF

“Otorrinolaringologia pediátrica” é um livro que se destina a otorrinos gerais, pediatras e médicos de Medicina Geral e Familiar. A obra, coordenada pelos otorrinos Luísa Monteiro e João Subtil, conta com vários textos científicos de especialistas nacionais e internacionais da ORL pediátrica.



Para Luísa Monteiro é a realização de um sonho. “Já há algum tempo que desejava lançar este livro, porque acho importante deixar o legado de todos os conhecimentos que se têm adquirido em ORL pediátrica.”

E acrescentou: “Apesar de não ser uma subespecialidade em Portugal, são os especialistas nesta área que tratam todos os casos mais complexos, como malformações congénitas ou adquiridas ou situações clínicas recorrentes que sejam mais complexas.”




Para João Subtil, é também uma forma de levar o conhecimento desta área a mais profissionais de saúde. “Um médico deve aprender a comunicar, como forma de partilhar os conhecimentos que vai adquirindo e que podem ajudar outros colegas e, acima de tudo, os doentes.”



O livro, que teve o apoio de Bial, foi apresentado perante a presença de cerca de 300 pessoas, entre profissionais de saúde e amigos e familiares dos coordenadores do livro. As ilustrações ficaram a cargo do diretor-geral do Círculo Médico e otorrinolaringologista Fernando Vilhena de Mendonça, que sublinha o facto da obra ser editada pelo Círculo Médico, "que tem sido a editora médica nacional que tem editado, publicado e ilustrado os principais livros de otorrinolaringologistas portugueses, de grande utilidade para a formação e a prática clínica".

Atualmente, Luísa Monteiro é coordenadora da Unidade de ORL do Hospital Lusíadas, em Lisboa, e João Subtil é médico de ORL no Hospital Beatriz Ângelo e no Hospital CUF Descobertas. 




João Subtil, Luísa Monteiro e Fernando Vilhena de Mendonça.

Luísa Monteiro com alguns dos familiares.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda