Luís Duarte Costa é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Luís Duarte Costa, 47 anos, médico do Hospital da Luz Lisboa, vai tomar posse, dentro de dias, como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, para cumprir um mandato de 3 anos.

Com uma ligação à Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) iniciada há perto de 20 anos, Luís Duarte Costa integrou os seus Corpos Sociais durante praticamente todo este período. Tendo começado como secretário adjunto, assumiu a certa altura as funções de tesoureiro e nos últimos dois mandatos foi vice-presidente sul, o que lhe permite ter “um conhecimento razoável da dinâmica da instituição”.


Luís Duarte Costa


A tomada de posse como presidente da SPMI está marcada para domingo 26 de maio e acontecerá na assembleia-geral que terá lugar no último dia do 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna. Este é o maior evento científico da especialidade, este ano organizado pelo Serviço de MI da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vilamoura.

Luís Duarte Costa, que coordena o Atendimento Urgente de Adultos do Hospital da Luz Lisboa desde maio de 2016, sucede a Lèlita Santos, diretora do Serviço de MI da ULS de Coimbra, aplicando-se, mais uma vez, “uma regra não escrita” de fazer rodar a presidência da SPMI, sucessivamente, por um elemento do norte, do centro e do sul do país.

O ato eleitoral decorreu há cerca de uma semana e, tal como tem sido habitual, apenas uma lista se apresentou a sufrágio, liderada, precisamente, por Luís Duarte Costa, com uma parte dos elementos dos Corpos Sociais a surgir renovada.

As condições de trabalho "têm que ser melhoradas"

Em declarações à Just News, o presidente eleito da SPMI destaca como prioritário “retomar a atratividade da Medicina Interna, para que todos se revejam numa especialidade fulcral a nível hospitalar”. Lembrando as “cerca de 250 vagas que nos últimos anos ficaram por preencher no concurso para a entrada em MI”, sublinha que se trata de “um problema que tem muito que ver com as condições de trabalho que são oferecidas aos internistas, que têm que ser melhoradas”.

Luís Duarte Costa considera também “muito importante aproximar a SPMI de todos os internos e especialistas de Medicina Interna, independentemente de serem sócios ou não, para que possa ser desenvolvido um esforço conjunto no sentido de se criarem as condições adequadas ao desempenho da sua atividade”. Até porque, frisa, “a MI é uma especialidade hospitalar central no nosso sistema de saúde”.


Luís Duarte Costa sucede a Lèlita Santos

O novo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai liderar uma instituição que “tem feito uma aposta muito grande na área da formação, sendo a mesma certificada pela DGERT”, e que “também tem crescido bastante”. Com efeito, fruto da diversidade que caracteriza esta especialidade, a SPMI integra na sua estrutura um total de 22 grupos de estudos.

Filho de um gastrenterologista e de uma pediatra, Luís Duarte Costa é natural de Lisboa e fez o seu curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, que terminou no ano 2000. Especialista de MI desde 2008, é casado com uma médica de família e tem duas filhas.
 

Corpos Sociais SPMI  -  Triénio 2024-27

 

DIREÇÃO
Presidente
Luís Duarte Costa (Hospital da Luz Lisboa)
Vice-presidentes
Isabel Fonseca (ULS Coimbra)
Vasco Barreto (ULS Matosinhos)
Nuno Bernardino Vieira (ULS Algarve)
Secretário-geral
Bruno Grima (ULS Amadora-Sintra)
Secretárias-adjuntas
Mafalda Santos (ULS Entre Douro e Vouga)
Carolina Guedes (ULS Matosinhos)
Anabela Oliveira (ULS Santa Maria)
Tesoureiro
Fernando Salvador (ULS Trás-os-Montes e Alto Douro)

 

CONSELHO FISCAL

Presidente
Susana Marques (ULS Arrábida)
Vogais
João Porto (ULS Coimbra)
Diana Fernandes (ULS Leiria)

 

ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente
António Oliveira e Silva (ULS São João)
Vogais
Maria Francisca Delerue (ULS Almada-Seixal)
Edite Nascimento (ULS Viseu Dão-Lafões)

 

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda