Cepheid Talks

Luís Mendes Graça lança livro sobre «fármacos na gravidez e na amamentação»

Com o título “Fármacos na Gravidez e na Amamentação”, a nova obra de Luís Mendes Graça, professor catedrático jubilado de Obstetrícia e Ginecologia da FMUL, aborda aspetos relacionados com a interação entre o desenvolvimento do embrião e do feto e os agentes farmacológicos.

Em declarações à Just News, o ex-diretor do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução do Hospital de Santa Maria (CHLN) afirma que “o livro disponibiliza uma informação simples e curta sobre a utilização de medicamentos na gravidez e amamentação, sendo útil não só para médicos, mas também para enfermeiros, para farmacêuticos e até para as próprias grávidas”.



“As grávidas têm muito medo de tomar medicamentos, mesmo quando são prescritos pelo médico. Se comprarem o livro, vão perceber que na maioria dos casos podem tomar à vontade”, salienta o autor do livro editado pela Lidel.

Luís Mendes Graça conta que demorou cerca de um ano e meio a escrever a obra, justificando que “são muitos os medicamentos que estão à venda em Portugal”.

Muitos dos grupos terapêuticos incluídos apresentam uma nota introdutória, com o objetivo de “traçar o quadro geral dos efeitos dos agentes desses grupos sobre a gravidez e a amamentação, ainda que os mesmos possam variar de intensidade de fármaco para fármaco”.

Tem um índice geral, no início do livro, e dois índices remissivos no final, permitindo a referenciação por nome do medicamento específico, ou por grupo de medicamentos.



Os conteúdos são apresentados em sete capítulos: Fármacos com alto potencial teratogénico; Fármacos utilizados em situações obstétricas específicas; Fármacos utilizados em situações não especificamente obstétricas; Vitaminas, adoçantes, suplementos e produtos de ervanária; Vacinas, toxoides e imunoglobulinas; Agentes relacionados com dependência; e Terapêutica oncológica durante a gravidez e a amamentação.

No seu livro “Medicina Materno-Fetal”, Luís Mendes Graça tem tido também a preocupação de incluir em todas a cinco edições um capítulo sobre medicamentos na gravidez.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda